Pacto fortalece políticas da Assistência Social em todos os municípios cearenses. Defensora geral participa de solenidade
Nesta segunda-feira (27), a defensora pública geral do Ceará, Elizabeth Chagas, participou do lançamento do Pacto pelo Fortalecimento das Políticas de Assistência Social do Ceará, um conjunto de ações promovidas com o objetivo de fomentar as políticas públicas que visam dar apoio ao Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
Além da defensora geral e do governador Camilo Santana, estavam presentes também a vice-governadora, Izolda Cela, a primeira-dama do Estado, Onélia Santana, o presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão, a presidenta do Tribunal de Justiça, a desembargadora Maria Nailde Pinheiro, o procurador geral de Justiça, Manuel Pinheiro, a secretária de Estado da Proteção Social, Socorro França, o prefeito de Fortaleza, Sarto Nogueira, além de diversos secretários de Estado e prefeitos de municípios cearenses.
O pacto traz uma série de benefícios, como a construção de novos Centros de Referência em Assistência Social (Cras), doação de carros aos municípios, entrega de equipamentos de informática aos Cras, contratação de agentes sociais, criação do Big Data Social, ampliação do cofinanciamento e lançamento do Prêmio Referência Social. Camilo Santana reconheceu a importância dos municípios nesse pacto e os convidou para que, juntos, trabalhem na melhoria de vida daqueles que mais precisam. “Quero convocar vocês para pactuarmos e que a gente possa acolher as pessoas. É importante que a gente garanta a redução da desigualdade. O Estado é apenas o indutor, ele estimula a política e apoia, mas são vocês que estão lá na ponta fazendo esse trabalho”, reforçou Camilo.

“Um dos objetivos da ação do governo é humanizar as cidades e cuidar das pessoas. Depois deste período tão nebuloso e desafiador, onde convivemos com o medo e com a responsabilidade – enquanto gestores públicos – de principalmente cuidar das pessoas, quero parabenizar ao governador Camilo Santana pelo desempenho exemplar nesta seara. Sua incansável força de transformar movem o Ceará para longe do contexto pandêmico e pretende assumir uma nova postura diante das vulnerabilidades da população”, destacou a defensora pública geral Elizabeth Chagas durante o evento.
Durante a solenidade, Camilo Santana explicou as ações que serão desenvolvidas e a importância de cada uma delas. Ele destacou em sua fala também o papel dos gestores e lideranças de cada município cearense para dar continuidade a execução das políticas apresentadas no evento. Por fim, cada prefeito presente assinou o termo de compromisso ao Pacto Estadual pelo fortalecimento das políticas da Assistência Social do Ceará.
A solenidade aconteceu no Palácio da Abolição e serviu como um dos eventos-teste do Governo do Ceará na retomada gradual dos eventos por causa da pandemia do Coronavírus. Na ocasião, cada pessoa que participou do evento apresentou a comprovação de que estava com o ciclo de vacinação completo ou o teste negativo para Covid-19.


