Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

“Pare e pense antes de compartilhar” – Campanha alerta para a importância da educação digital

“Pare e pense antes de compartilhar” – Campanha alerta para a importância da educação digital

Publicado em

Na próxima segunda-feira (05/11), a Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPCE) e o Instituto Terre des Hommes Brasil realizam o lançamento da campanha “Pare e pense antes de compartilhar”, que alerta para a importância da educação digital e o uso das redes sociais de forma responsável. A campanha é voltada para o não compartilhamento de fotos íntimas de outras pessoas em sites, redes sociais e aplicativos de mensagens. O lançamento da campanha será às 10 horas, na sede da Defensoria Pública (av. Pinto Bandeira, 1111 – bairro Luciano Cavalcante).

A campanha é uma atuação do Centro de Justiça Restaurativa (CJR) da DPCE, que promove práticas restaurativas, favorecendo meios de autocomposição de conflitos para atos infracionais de menor potencial ofensivo, contribuindo para a redução de reincidência de atos. O CJR é fruto de parceria com a organização da sociedade civil Terre des hommes, que atua na propagação da Justiça Juvenil Restaurativa.

A defensora pública Érica Regina Albuquerque de Castro Brilhante Farias, coordenadora do CJR, explica que a iniciativa surgiu a partir de acompanhamentos de conflitos envolvendo compartilhamentos indevidos de fotos íntimas no Centro de Justiça Restaurativa. Ou seja, esse tipo de questão já foi trazido para a Delegacia da Criança e do Adolescente e encaminhado para que a equipe do Centro de Justiça Restaurativa da DPCE realizasse as práticas restaurativas.

“Esses casos passaram por todo o fluxo que a prática demanda, atendimento a todas as pessoas envolvidas, inclusive as vítimas diretas e indiretas, os familiares, adolescentes ofensores e comunidades de apoio, em vários casos envolvendo as escolas como comunidade de apoio. Obtivemos êxito nesses casos. Os monitoramentos foram bem positivos, inclusive das vítimas a respeito da atuação de uma prática restaurativa, que eles não conheciam e como era diferente a forma de lidar com aquele conflito e acolher todos os envolvidos. Então, a partir daí, pensamos em como poderíamos contribuir para além daquelas práticas já realizadas”, contextualizou Erica Regina.

Renato Pedrosa, presidente do Instituto Terre des Hommes Brasil, destaca que “a campanha, que coincide com o movimento internacional articulado pela ONU pelo fim da violência contra mulheres e meninas, intitulado #diaslaranjas convida cada cidadão e, principalmente, as escolas públicas e particulares para chamar atenção de estudantes da violência virtual e suas consequências, do compartilhamento de imagens e vídeos íntimos de crianças e adolescentes”, destacou Renato.

Esta não é a primeira vez que o projeto lança material sobre a exposição virtual. Em dezembro do ano passado, a campanha “Por mais consciência digital: respeito faz bem para todes” tratou sobre crimes virtuais em uma abordagem restaurativa e de responsabilização de todos os envolvidos: sociedade, família e escola. A proposta, construída com alunos da faculdade Uni7, destaca a cultura de paz tão necessária aos tempos de hoje.