Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Pela 2ª vez na história, Rondônia recebe reunião do Condege

Pela 2ª vez na história, Rondônia recebe reunião do Condege

Publicado em

A Defensoria Pública do Estado de Rondônia promoveu na manhã desta segunda-feira, 24 de abril, a 73ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege), a segunda reunião do Conselho realizada no estado de Rondônia.

A 73ª Reunião Ordinária do Condege teve início às 9h30, contou com a presença de representantes das Defensorias Públicas de todo o país, dentre eles, a defensora geral do Ceará, Elizabeth chagas, a subdefensora geral do Ceará, Samia Farias, o defensor e presidente do Condege, Florisvaldo Fiorentino Junior, e o presidente do Conselho Nacional de Corregedoras e Corregedores Gerais (CNCG), Marcus Edson de Lima.

Foto de defensores públicos presentes na 73a Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege), ocorrido em Rondônia. Ao fundo, backdrop azul-escuro com logomarca do CondegeO evento aconteceu no auditório do Prédio Pacáas Novos, sede do Governo Estadual, e contou com a apresentação do artista local Marcos Poeta, que recitou um poema de sua autoria. Logo após, o governador em exercício, Sérgio Gonçalves, realizou a fala de abertura do evento. “Sintam-se todas e todos, abraçadas e abraçados, e muito bem recebidas e recebidos. O nosso defensor público-geral, Hans Lucas Immich, com certeza também é um grande anfitrião. Para nós é muito importante, que essa reunião esteja sendo realizada aqui no nosso estado. Esse compartilhamento das boas práticas é tão essencial, seja no âmbito das defensorias, assim como também no âmbito das Secretarias de Governo”, ressaltou o gestor.

O defensor público-geral, Hans Lucas Immich, desejou boas-vindas a todas e todos. “Ao estado de Rondônia é uma alegria recebê-los. Nós estamos aqui com delegações de diversos estados. Eu praticamente já visitei todos vocês, e hoje é uma alegria tê-los aqui. Um estado com sol vibrante, acho que já perceberam, banhado pelas águas do Rio Madeira, cercado pelas matas que vem da Amazônia, e temos aqui um povo hospitaleiro, um povo gentil, um povo trabalhador”. E completou: “A Defensoria Pública do Estado de Rondônia foi instalada pelos nossos defensores pioneiros que aqui até hoje estão conosco em atividade, nos iluminando e nos ensinando. Por isso, a instituição está em pleno desenvolvimento, em plena expansão e em plena fortalecimento. Estamos nas 23 comarcas do estado, com equipes completas, com quadro próprio de servidores capacitados, treinados para bem entender a sociedade, composta por defensores e defensoras conscientes”.

Pautas da reunião – As defensoras e defensores gerais debateram sobre diversos assuntos, entre eles a análise das notas técnicas da Comissão de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres e da Comissão de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CPDCA), que versam sobre os direitos dos nascituros. Após uma apresentação do tema realizada pela Presidenta da Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Estado de Rondônia, Débora Machado Aragão, que também coordenadora do Núcleo Especializado de Defesa dos Direitos da Mulher (Nudem) da DPE-RO, seguiu-se o debate sobre o tema, que voltará à pauta na próxima reunião, devido a necessidade de um análise mais profunda das notas. Outros assuntos abordados também foram Indicação de representantes da Defensoria Pública Estadual para participar, do Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Queers, Intersexos, Assexuais e Outras (CNLGBTQIA+) e a realização das eleições para a nova Diretoria do Condege.

Com informações DPRO