Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Penúltima fase do concurso para defensor e defensora, prova oral começa neste sábado (25/2) e tem 165 na disputa

Penúltima fase do concurso para defensor e defensora, prova oral começa neste sábado (25/2) e tem 165 na disputa

Publicado em

Inicia neste sábado (25/2) a penúltima fase do concurso para defensor(a) público(a) do Ceará. Ao todo, 165 pessoas estão agendadas para a prova oral e deverão comparecer em dia e local estabelecido no Edital nº 20/2023. O documento foi publicado pela Fundação Carlos Chagas (FCC), organizadora e realizadora do certame (para acessar, clique aqui).

De forma a viabilizar tempo hábil à avaliação de todos/as candidatos/as pela banca, os 165 nomes foram divididos em 20 grupos. As provas ocorrerão durante cinco dias ininterruptos – até a próxima quarta-feira (1°/3), portanto -, com quatro grupos escrutinados diariamente. Esta etapa tem caráter eliminatório e classificatório, já que o concurso oferta 60 vagas para Entrância Inicial da Defensoria Pública do Ceará (DPCE).

Conforme disposto no edital de abertura das inscrições, os/as candidatos/as terão nesta fase os conhecimentos testados nas seguintes áreas: Direito Constitucional, Direito Civil, Direito Processual Civil, Direito do Consumidor, Direito Administrativo, Direito Penal, Direito Processual Penal e Organização da DPCE.

“A arguição versará sobre conhecimento técnico acerca dos temas relacionados ao ponto sorteado, cumprindo à banca examinadora avaliar-lhe o domínio do conhecimento jurídico, a adequação da linguagem, a articulação do raciocínio, a capacidade de argumentação e o uso correto do vernáculo” detalha o edital, que também adianta como se dará a análise dos/as candidatos/as.

Quatro examinadores/as vão compor a banca responsável por fazer a sabatina e o/a candidato/a será arguido pelos/as quatro membros/as, tendo cada um que emitir nota na escala de zero a 100. Será aprovado/a quem obtiver nota final não inferior a 50 pontos (considerando a média entre as quatro notas).

Os/as aprovados na prova oral seguirão para a última fase do concurso: a avaliação de títulos, cujo caráter é apenas classificatório para definir quais nomes estarão entre os 60 aprovados no primeiro certame da história da Defensoria a dispor de cotas raciais para pessoas negras (20%), indígenas (5%), quilombolas (5%) e com deficiência (5%).

SERVIÇO
PROVA ORAL DO CONCURSO PARA DEFENSOR(A)
QUANDO: de 25 de fevereiro a 1º de março (manhã e tarde).
ONDE: Gran Mareiro Hotel (rua Oswaldo Araújo, nº 100, na Praia do Futuro, em Fortaleza).