
População de rua do Oitão Preto será atendida pela Defensoria Pública nesta terça-feira (26)
Texto: Bruno de Castro
Foto: Divulgação/DPCE
A Van de Direitos da Defensoria Pública do Ceará (DPCE) desembarca na próxima terça-feira (26/11) na comunidade do Oitão Preto, no bairro Moura Brasil, em Fortaleza. Colaboradores da instituição e defensores irão atender à população de rua do território numa manhã de serviços de assistência jurídica gratuita.
A supervisora do Núcleo de Direitos Humanos e Ações Coletivas (NDHAC) da DPCE, defensora Mariana Lobo, vai coordenar os trabalhos, que devem ter como foco principal a resolução de pendências sobre emissões de certidões de nascimento e consultas a processos judiciais, sobretudo na área criminal, que porventura essas pessoas respondam.
Mariana explica que a demanda do Oitão Preto foi apresentada à Defensoria por membros do movimento em prol da população em situação de rua sob a justificativa de a demanda na região ser elevada. “A gente faz essas ações itinerantes todo mês. É importante porque a gente o atendimento vai para onde as pessoas estão e ajuda a regularizar a situação delas”, frisa a defensora.
Psicólogos e assistentes sociais do serviço psicossocial da DPCE também participarão da atividade e farão atendimentos na Van de Direitos. “A gente tem feito prontuários e acompanhado a migração dessa população para mapear as demandas e os encaminhamentos que damos para cada caso”, acrescenta Mariana Lobo.
SERVIÇO
ATENDIMENTO À POPULAÇÃO DE RUA NO OITÃO PRETO
QUANDO: 26 de novembro, das 13 horas às 16h30min.
ONDE: rua Senador Jaguaribe, nº 323, no bairro Moura Brasil.