“Precisamos fazer prevenção todo o ano”, alerta psicóloga em palestra sobre suicídio
A Escola Superior da Defensoria Pública (ESDP), em parceria com o Instituto Bia Dote, promoveu nessa quarta-feira (22/9) a palestra “Prevenção ao Suicídio”, em alusão ao Setembro Amarelo, movimento mundial em favor da vida.
A atividade online foi ministrada pela psicóloga Priscila dos Santos, especialista em saúde pública, com experiência na prevenção do suicídio, depressão, ansiedade, lutos e perdas e crises.
“Para além do que a gente já vivencia nessa questão do suicídio, a gente está vivendo um contexto atípico que tem pontecializado ainda mais esses adoecimentos, essas ideações. Setembro é de fato o mês em que se tem mais eventos, uma mobilização mais efetiva em relação à prevenção. Mas precisamos fazer essa prevenção durante todo o ano”, afirmou Priscila dos Santos.
Diretora da ESDP, a defensora Patrícia de Sá Leitão destacou a importância de discutir saúde mental. “Nós estamos vivendo uma conjuntura atípica mundialmente, onde a questão da pandemia trouxe muitos comprometimentos emocionais e psicológicos que agravaram outros pré-existentes. Então, dentro dessa preocupação, a Escola, em parceria com a equipe do psicossocial da Defensoria, tem trabalhado na questão da qualidade e saúde de vida de todos os servidores, defensores, estagiários. Nessa perspectiva, tem feito também palestras e cursos com temáticas relacionadas à saúde emocional.”
Os dados expostos pela palestrante abordaram a necessidade de se debater sobre transtornos psicológicos, suas causas e consequências. As taxas em relação às pessoas que tiram a própria vida expõem uma realidade alarmante, tanto no âmbito nacional quanto mundial. Além disso, a psicológa Priscila dos Santos explicou o que é o suicídio e os principais comportamentos de uma pessoa com tendência à prática.
A coordenadora do Serviço Psicossocial da Defensoria, psicóloga Andreya Arruda, enfatizou a importância de se discutir questões psicológicas durante todo o ano. “Estamos no Setembro Amarelo e acabamos falando muito sobre saúde mental no mês de setembro. Mas saúde mental é algo que precisa ser cuidado de janeiro a janeiro, e setembro é um mês que precisamos chamar mais atenção. É um mês em que nos mobilizamos para uma campanha maior. A nossa luta é que a gente possa ter saúde o ano inteiro; que isso seja prioridade para todos nós. É um tema muito importante e relevante para a gente.”


