Projeto “Amar Defensoria – um mar de direitos” chega a Cascavel com atendimentos e rodas de conversa
TEXTO: DEBORAH DUARTE
Nesta semana, a Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPCE) realiza mais uma edição do projeto Amar Defensoria – um mar de direitos, iniciativa voltada às comunidades tradicionais localizadas no litoral cearense, com foco em atendimento jurídico e educação em direitos.
Entre os dias 5 e 7 de dezembro, a estrutura itinerante da instituição, a carreta da Defensoria, estará estacionada na Praça São Francisco (Rua João José Lopes Filho, esquina com a Avenida Chanceler Edson Queiroz), no município de Cascavel.
Nos dois primeiros dias, as equipes da Defensoria promovem rodas de conversa para escutar as principais demandas da população. No dia 5 de dezembro, o encontro ocorre no CRAS da Caponga, às 16h30, reunindo pescadores, marisqueiras, lideranças e moradores das comunidades do Balbino, Caponga, Barra Velha, Barra e Águas Belas. Já no dia 6, a roda de conversa será realizada na quadra esportiva da Escola de Ensino Fundamental Abdon Dantas de Almeida, às 9h.
Os atendimentos na carreta da Defensoria têm início também no dia 6, das 9h às 15h, com a triagem dos casos e orientação sobre a documentação necessária para abertura de processos. Após a análise, os atendimentos serão agendados para o dia 7, das 8h às 12h, diretamente com defensoras e defensores públicos.
Na estrutura itinerante, a população pode solicitar serviços como pensão alimentícia, divórcio, alteração de nome e gênero em certidões, emissão de documentos e outras soluções extrajudiciais de conflitos. Também é possível acompanhar o andamento de processos já existentes.
De acordo com a defensora pública Camila Vieira, assessora de projetos da DPCE, o objetivo do Amar Defensoria é fortalecer a presença da instituição em territórios que mais precisam de acesso à justiça. “A proposta é aproximar a Defensoria das pessoas e garantir que o direito chegue até quem vive mais distante dos centros urbanos. O Amar Defensoria é uma oportunidade de escuta, acolhimento e transformação social, porque leva orientação, resolve demandas e promove cidadania”, destaca Camila Vieira.
Além da Defensoria Pública, a população contará com os serviços da Secretaria Estadual de Proteção Social (SPS), que participará da ação com o Caminhão Cidadão, oferecendo emissão de RG, CPF, certidão de antecedentes criminais e cadastramento da carteira de trabalho digital, das 9h às 15h.
Durante os três dias, também haverá serviços de saúde e assistência social, como aferição de pressão, vacinação e exames básicos, ofertados pela Secretaria Municipal de Saúde. Equipes do CRAS, CREAS e do Vetmóvel estarão presentes, prestando orientações e encaminhamentos à população.



