Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Projeto Laços de Família comemora um ano de atuação em Sobral

Publicado em

Um projeto desenvolvido pela Defensoria Pública do Estado do Ceará, em parceria com O Instituto Superior de Teologia Aplicada – INTA, vem mudando a realidade de muitas pessoas em Sobral. O Projeto Laços de Família foi concebido para oferecer à comunidade, ações de mediação familiar com vistas a minimizar os reflexos jurídicos e sociais, frutos de conflitos familiares.

--- Sem Imagens ---

Desenvolvido usando a técnica de mediação, o projeto é conduzido por defensores públicos e conta com atendimento multidisciplinar realizado por um psicólogo e uma assistente social. Além disso, tem a colaboração de uma secretária, dois estagiários, quatro assistentes sociais voluntárias e duas alunas voluntárias do curso de Serviço Social para atender os hipossuficientes sobralenses que tenham demandas relacionadas à justiça.

A princípio, o projeto atendia somente o bairro Dom Expedito, onde está localizada a sede da INTA, contudo, devido ao grande apelo social e constante busca pelo atendimento defensorial, o “Laços de Família” ganhou muita visibilidade, foi ampliado, e atualmente, abrange todos os bairros do município.

Segundo a coordenadora do projeto, Emanuela Vasconcelos Leite, o êxito do projeto é visível: “Em um ano, já temos dois editais abertos, um para profissionais de Serviço Social, e outro edital para estagiários voluntários do curso de Direito. Além disso, a assistência multidisciplinar é fundamental. O papel da assistente social é fundamental”.

IMG_1704[1]

O serviço de assistência social age no sentido de munir os assistidos de toda a documentação exigida e acompanhar a tramitação de todo o processo até à sua conclusão, garantindo a regularização de documentos essenciais antes e depois da mediação, por meio de atendimentos individuais ou visitas domiciliares. A assistente social é responsável, ainda, por articular benefícios em favor dos assistidos, junto à rede de parceiros do Projeto, que são instituições de direito público e privado.

A defensora pública acredita que com a mediação, o resultado dos benefícios se prolongam por muito tempo, pois todo o processo proporciona oportunidade dos envolvidos refletirem acerca da situação. De acordo com a defensora pública, o índice de satisfação é altíssimo: “Durante o primeiro ano, já concluímos 80 atendimentos com sucesso envolvendo toda a rede multidisciplinar”, conclui.

--- Sem Imagens ---

As ações do projeto estão fundamentadas em diretrizes como a promoção de ações para solução extrajudicial de conflitos familiares; promoção da cidadania e inclusão social; desburocratização; celeridade; integração de ações e serviços potencialização da rede de serviços essenciais prestados pelo estado do Ceará à população hipossuficiente. As demandas mais comuns têm sido em sua maioria, pedidos de pensão alimentícia; guarda; divórcio; adoção; investigação de paternidade, dentre outras temáticas relacionadas à questões familiares.