
Projeto “Laços de Família” completa oito anos beneficiando mais de 6 mil sobralenses
Há oito anos, surgia o Projeto “Laços de Família: conhecer para amar”, em Sobral. Fruto de uma parceria entre Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPCE) e Centro Universitário INTA (Uninta). Por meio do convênio, a comunidade sobralense tem acesso a práticas extrajudiciais, através da mediação, conciliação e demais técnicas de solução consensual de conflitos.
Desde 2014, defensores públicos e a equipe multidisciplinar composta por psicólogos, assistentes sociais e mediadores extrajudiciais já mudaram a realidade de mais de 1.200 famílias. Considerando a média familiar de 5 pessoas por família, podemos afirmar que o Laços de Família já beneficiou quase 6 mil pessoas de forma direta e indireta.
Até o momento, a demanda dos atendimentos tem sido, em sua maioria, pedidos de pensão alimentícia, guarda, divórcio, adoção, investigação de paternidade, dentre outras temáticas relacionadas a questões familiares. Somente no ano passado, no primeiro trimestre (janeiro a março) de 2021, o projeto realizou 121 atendimentos, demonstrando que a equipe e os assistidos já conseguiram se adequar ao novo cenário provocado pela pandemia.
A coordenadora do projeto, professora Cláudia dos Santos Costa explica que as ações do projeto estão fundamentadas em diretrizes com a “promoção de ações para solução extrajudicial de conflitos familiares; promoção da cidadania e inclusão social; desburocratização; celeridade; integração de ações e serviços para potencialização da rede de serviços essenciais prestados pelo estado do Ceará à população hipossuficiente”.
Para o defensor público David Gomes Pontes, que coordena o projeto, “o Laços de Família é essencial no que diz respeito à praticidade, já que o conflito é solucionado sem a necessidade de atuação do poder judiciário”. O defensor reforça ainda a importância da construção da solução pelas próprias pessoas envolvidas. “O mediador apenas conduz as partes na construção do diálogo, assim, as partes têm uma autonomia muito grande”, acrescenta.
Serviço
O serviço do projeto Laços de Família acontece preferencialmente de forma remota, com atendimentos presenciais agendados após a análise de cada caso pelo defensor público.
Para ter acesso ao serviço, basta entrar em contato nos números:
(88) 9.9859.4444
(88) 9.9728.1122