
Projeto “Minha Escola Ensina Direitos” aborda o direito à segurança pública no ciclo de palestra de outubro
TEXTO: SAMANTHA KELLY, ESTAGIÁRIA EM JORNALISMO SOB SUPERVISÃO
Neste mês de outubro, o projeto “Minha Escola Ensina Direitos” aborda o tema “Direito à segurança pública e cidadania” em 14 escolas públicas das cidades de Fortaleza, Maranguape e Itapipoca. Entre os dias 23 a 28, defensores públicos conversam com alunos em ações educativas sobre seus direitos.
A ação é uma parceria entre Defensoria Pública do Ceará (DPCE) e o Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência (PreVio) do Governo do Estado do Ceará, e tem ainda o apoio das prefeituras municipais das respectivas cidades.
Os encontros acontecem mensalmente com turmas de até 20 alunos, adolescentes do oitavo e nono ano do Ensino Fundamental II, sobre assuntos voltados para a cidadania e tiram as dúvidas desses(es) estudantes. No final de um ano, cada jovem participante receberá um certificado atestando sua formação em direitos.
Ainda este mês, a Defensoria recebe os trabalhos para o I Concurso “Minha Escola Ensina Direitos”. Com o tema “A Defensoria e a defesa dos nossos direitos”, o concurso visa premiar os alunos que criarem projetos e trabalhos para expressar o que aprenderam em sala de aula em torno dos temas abordados. Tem patrocínio do Sinterônibus. Confira todas as informações do concurso: Minha escola ensina Direitos – Defensoria Pública do Ceará
“A importância do projeto é levar a educação em direitos para as escolas públicas, como uma das atribuições institucionais da Defensoria Pública, para que os jovens tenham conhecimento aprofundamento das temática sobre os seus direitos, sendo esses jovens capacitados para fazer a difusão no ambiente escolar e ainda saberem como agir em caso da violação deles”, pontua a coordenadora da Central das Defensorias do Interior, Renata Peixoto.
Ao longo do ano, nove temas foram tratados mensalmente: atuação da Defensoria; bullying e cyberbullying; direitos da infância; violência de gênero; assédio e importunação sexual; saúde mental e suicídio; direitos humanos; direito à defesa: segurança pública e cidadania e direitos do consumidor.
Programação de Outubro
Fortaleza
Dia: 24/10
Hora: 15h30
Local: EMTI José Carvalho (Território III)
Dia: 25/10
Hora: 15h10
Local: EMTI Professora Maria Mirtes Bastos Mangueira (Território II)
Dia: 28/10
Hora: 13h30
Local: EMTI Aldemir Martins (Território V)
Maranguape
Dia: 23/10
Hora: 8h30
Local: Escola de Direitos Humanos – Novo Maranguape
Hora: 10h
Local: Escola João Cirino – Sapupara-Tabatinga
Hora: 14h
Local: Escola Zilda de Barros de Medeiros – Lages
Itapipoca
Dia: 23/10
Hora: 9h
Local: na Secretaria de Educação
EEB Dr. Geraldo Gomes de Azevedo e EEB José Lins de Albuquerque
Local: na Secretaria de Educação
Hora: 14h
EEB Monsenhor Antônio Tabosa e EEB Pedro Teixeira Barroso
Dia: 24/10
Hora: 9h
Local: Escola Maria Eugênia de Oliveira
Dia: 24/10
Hora: 10h15
Local: Escola Antônio Luiz Coelho