Prorrogadas até dia 26 de abril inscrições do concurso que seleciona estagiários de graduação em Direito
Foram prorrogadas as inscrições para nova seleção e formação de cadastro de reserva de estagiários estudantes de Direito que atuarão nos núcleos da Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPCE) na Capital, Região Metropolitana de Fortaleza e interior do Estado. As inscrições podem ser realizadas pelo link até o dia 26 de abril. O edital completo com todas as informações estão no Edital 021/2022.
Atualmente, a Defensoria Pública do Estado do Ceará conta com 271 vagas de estágio de graduação em Direito, que atuam nos mais diversos órgãos com o objetivo de fortalecer e melhorar o serviço prestado à população. O processo seletivo é aberto e público. Desde o ano passado conta com cotas raciais para negros e negras (20%), quilombolas(5%), indígenas(5%), para pessoas com deficiência (10%).
O estágio é uma etapa importante, momento em que o estudante conhece a profissão escolhida, se familiariza com a rotina de demandas e absorve os ensinamentos que a prática proporciona. Além disso, a Defensoria tem um diferencial, como explica a supervisora do Núcleo de Estágio, a defensora pública Camila Vieira, que também já foi estagiária da instituição.
“Essa é uma oportunidade para os estudantes de Direito, pois na Defensoria o estudante tem acesso as mais diversas áreas de atuação: cível, criminal, família, fazenda pública, defesa dos direitos humanos, ou seja, uma série de atividades que certamente vão fazer toda a diferença na formação desse novo profissional operador de direito. Além disso, o nosso processo seletivo já traz para os estudantes uma experiência do concurso público importante para quem deseja prestar futuramente esse tipo de seleção pública”, comentou a supervisora Camila Vieira.
O estagiário de direito, Wendel Conde, também reforça o convite para as inscrições e relata um pouco da sua experiência na instituição.
‘’Estagiar na defensoria foi um dos maiores privilégios que eu pude ter durante o exercício da minha graduação. É um ambiente acolhedor e poder ajudar outras pessoas, o que é um diferencial, pois além de estagiários somos ouvidores de histórias de vidas. Posso dizer com a mais absoluta certeza que a Defensoria é uma escola da vida, que ensina a empatia, atenção, o amor, a compaixão, e acima de tudo o senso de Justiça. Ser estagiário da defensoria nos abre um leque de aprendizados, pois você tem a oportunidade de vivenciar um pouco de cada área e isso me ensinou muito, não ficando apenas fixo em um único núcleo. Hoje digo com mais firmeza, estou preparado para entrar no mercado de trabalho, isso porque a defensoria foi resultado dos ensinamentos,’’ disse.
O Núcleo de Estágio da Defensoria acompanha de perto o desenvolvimento das atividades de cada estagiário e monitora a sua produtividade. Os estágios remunerados são pagos mensalmente e contam com seguro, auxílio transporte e podem ter duração de até dois anos. A carga horária do estágio é de 30 horas semanais.
Acesse ainda:
Clique aqui para realizar a inscrição
Edital 21/2022 – Requerimento de taxa de isenção
Edital 39/2022 – Informativo sobre taxa de isenção
Anexo – Declaração De Raça/Etnia

