Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria lança o especial “Racismo ambiental: a outra emergência”

Defensoria lança o especial “Racismo ambiental: a outra emergência”

Publicado em

Série reúne em sete reportagens e entrevistas especiais as vulnerabilidades dos corpos, territórios e da vida de quem está à margem, reflete sobre desigualdades e aponta caminhos de justiça e direitos

Há emergências que estampam manchetes. Outras, mais silenciosas, se acumulam às margens. Não soam sirenes, mas gritam nos corpos, nos rios contaminados, nas periferias alagadas, nos territórios negados. O racismo ambiental é uma dessas emergências — cotidiana, estrutural e invisibilizada.

Dar luz ao tema é falar sobre Defensoria Pública. Por isso, entre os dias 19 e 26 de maio, a Secretaria de Comunicação da Defensoria preparou a série de reportagens sobre o tema, em alusão à campanha nacional Justiça Ambiental é Justiça Social, da Anadep e Condege. No Estado, a iniciativa integra o projeto Defensoria Verde: presente, sustentável e universal, que mobiliza ações ao longo de todo o ano de 2025 e reafirma o compromisso institucional com a proteção do meio ambiente, dos territórios tradicionais e das populações historicamente marginalizadas.

Ao reunir seis reportagens, o especial “Racismo ambiental: uma outra emergência”, publicado no site e nas redes sociais da Defensoria, percorre os caminhos abertos por lideranças, defensoras públicas, pesquisadores e comunidades que refletem sobre o tema. Este especial é um convite à escuta e à ação. Porque não há justiça possível onde a vida segue à margem. Nomear essa emergência é o primeiro passo para enfrentá-la.

“O racismo ambiental não é sobre desigualdade e pobreza e sim sobre uma decisão histórica que nega dignidade e direitos onde há cor, etnia e gênero. Nomear essa violência é reconhecer que justiça ambiental só existirá quando os direitos existirem. A Secretaria de Comunicação da Defensoria reuniu uma série de especialistas, defensores, pesquisadores, gestores em um esforço para que cada matéria lançasse luz a um aspecto dessa realidade silenciada, revelando suas raízes, rostos e territórios”, explica a secretária de comunicação da Defensoria do Ceará, Bianca Felippsen. O especial é assinado por Amanda Sobreira, Bianca Felippsen, Bruno de Castro, Juliana Bomfim, tem ilustrações de Diogo Braga, fotos de ZeRosa Filho e vídeos de Tarsila Saunders e Giúllian Rodrigues.

Racismo Ambiental: a emergência silenciada

“O racismo ambiental é, sem dúvida, um tema da modernidade”, diz Anielle Franco

Territórios em disputa: o avanço do racismo ambiental no Ceará

Ailton Krenak: “Racismo ambiental é uma torção na nossa vida”: a urgência de justiça aos corpos invisibilizados

O corpo que adoece: racismo ambiental e o debate da saúde pública

Além da raça e do CEP: mulheres são maiores vítimas da crise climática

“O racismo ambiental nos trata como cidadãos de segunda classe”, denuncia ministra Sônia Guajajara