Rede Acolhe lança nesta terça (26) estudo inédito “Em busca por justiça” e apresenta campanha
A Rede Acolhe, projeto da Defensoria Pública Geral do Ceará (DPCE) voltado ao atendimento de famílias com entes vítimas de homicídio, lança nesta terça-feira (26/10, às 14h30, pelo Youtube da Defensoria do Ceará o estudo “Em busca por justiça”. O evento ainda marca o lançamento da campanha “Você não está sozinha”, em defesa do direito das vítimas de violência e produzida em parceria com o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV).
A pesquisa analisou 180 casos de assassinatos, buscando trazer um perfil das vítimas e aprofundar o diagnóstico sobre o andamento dos processos judiciais, investigativos e de solução aos crimes. O recorte foi feito com base nos casos acompanhados pelo projeto e visa elucidar os entraves que não permitem a celeridade do ‘fazer justiça’.
A titular do projeto, a defensora pública Gina Moura, classifica o estudo como “algo que preenche uma lacuna de assistência jurídica que todos as defensorias do Brasil precisam enfrentar”. “Estamos diante de números de violência letal alarmantes. Números que envolvem, inclusive, a ação do Estado, através da violência policial e do sistema prisional. No sistema jurídico tradicional, as vítimas de violência não são pessoas que choram, sofrem e têm a vida tumultuada por um contexto de impacto emocional e econômico. Elas são tratadas como uma abstração. São apagadas e não têm a quem recorrer. A Defensoria é capaz de oferecer essa escuta qualificada. Por isso que o Acolhe é tão singular”, destaca.
O relatório foi elaborado pela equipe da Rede Acolhe com apoio do Comitê Cearense pela Prevenção de Homicídios na Adolescência, da Assembleia Legislativa do Ceará. O relatório destaca que “a angústia dos familiares das vítimas toma uma proporção maior quando a investigação não avança e nenhuma resposta se concretiza na responsabilização do autor do crime, intensificando, em muitos casos, o medo, o silêncio e a indignação”. Os dados fazem um recorte de cenário e recomendações às instituições e poderes no que pode se avançar para a prestação dos serviços à sociedade.
REDE ACOLHE – Criada em julho de 2017, a Rede Acolhe existe para dar assistência a familiares de vítimas e vítimas sobreviventes de atos de violência. Surgiu para lidar com um universo delicado da insegurança, visto que, naquele ano, o Ceará havia registrado 5.133 Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs).
SERVIÇO
LANÇAMENTO DO ESTUDO “EM BUSCA POR JUSTIÇA”
QUANDO: 26 de outubro de 2021.
ONDE: Canal oficial da Defensoria no YouTube
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO
14h30- Mesa de Abertura com a presença da defensora pública geral, Dra. Elizabeth Chagas e demais autoridades
15h00 – Apresentação da pesquisa e diálogo com especialistas.
Mediadora – Michele Camelo (Defensora Pública)
Apresentação da pesquisa – Lara Teles (Defensora Pública)
Debate com convidados e especialistas
16h30 – Lançamento da campanha “Você não está sozinha”
Thiago de Holanda (Rede Acolhe) e Eliott Wood (Chefe do escritório do Comitê Internacional da Cruz Vermelha CICV)


