Saiba como se livrar dos golpes virtuais do fim e começo de ano; caiu em um deles? Entenda como proceder
Fim de ano é sinônimo de compras. Muita gente sai às ruas em busca do melhor presente. As lojas funcionam até tarde. Com a chegada da época de festas e férias, consumidores e varejistas preparam-se para o aumento nas vendas, tanto online quanto nas lojas. No entanto, esse é um período que também requer atenção do cliente, principalmente de quem prefere comprar em lojas virtuais, uma vez que golpes estão se tornando cada vez mais comuns.
Pesquisa da empresa de segurança virtual Kaspersky indica que este ano 15,4% dos usuários brasileiros sofreram pelo menos uma tentativa de golpe na Internet. Isso faz do Brasil o país mais atacado do mundo em 2021. O levantamento mostra também que esses criminosos virtuais criaram, entre julho de 2020 e julho deste ano, mais de cinco mil sites falsos somente com o intuito de roubar dados.
As estratégias utilizadas pelos golpistas são diversas: a técnica do perfil falso, na qual o infrator se passa por uma loja e vende produtos que não existem; o envio de mensagens de texto, método no qual solicitam atualizações cadastrais em bancos, enviando links que encaminham para páginas falsas, dando acesso a dados pessoais; o golpe da “clonagem” de WhatsApp, quando os bandidos fingem ser uma pessoa conhecida e pedem transferência bancária de emergência; e, por fim, o pishing, crime no qual as pessoas são contatadas através de redes sociais, telefone e SMS com o intuito de conseguir informações sigilosas da vítima ao convencê-la a acessar o que está sendo enviado para ela.
Supervisora do Núcleo de Defesa do Consumidor (Nudecon) da Defensoria Pública, a defensora Amélia Rocha alerta: “é necessário que sempre se verifique o que está acessando. Nunca aceitar ou clicar em links recebidos. Sempre desconfiar de mensagens enviadas em SMS ou WhatsApp por pessoas com quem não houve contato anterior. É importante buscar também entrar em contato com o número oficial do suposto banco, da suposta surpresa. Ou seja: é preciso estar atento, principalmente agora no fim do ano. E sempre pensar que aquilo que está sendo enviado pode ser vírus ou pode ser um golpe.”
Apesar de parecer fácil identificar esse tipo de ação, os criminosos virtuais muitas vezes estão preparados para eventuais contratempos e conseguem, até por insistência, alcançar o indivíduo e fazê-lo cair no golpe. Então, é preciso muita atenção para se proteger dos ataques. Além de desconfiar de links suspeitos e/ou pedidos estranhos, conferir o endereço dos sites ao fazer compras online também é essencial, além de não acreditar em ofertas extremamente vantajosas e descontos absurdos.
E é preciso pensar no processo de denúncia dos golpes virtuais. A coleta de evidências é essencial. Salve todas as provas que conseguir, sejam elas e-mails, prints de telas e até mesmo conversas em aplicativos. É necessário ter como provar que o fato ocorreu. Deve-se registrar ainda as informações em cartório, através de uma ata notarial. Assim, será possível ter provas registradas e declarada a veracidade dos documentos por meio de um instrumento da lei.
O último passo é registrar um boletim de ocorrência, caso caia no golpe, uma vez que crimes digitais são tão passíveis de punição quanto crimes tradicionais.
SERVIÇO
NÚCLEO DE DEFESA DO CONSUMIDOR
Celular: (85) 9 9409-3023
E-mail: nudecon@defensoria.ce.def.br

