Sâmia Farias é empossada para novo mandato e diz: “o sentido da Defensoria está nas pessoas”
Fotos: ZeRosa Filho
A defensora pública geral do Ceará Sâmia Farias foi empossada nesta quarta-feira (17/12) para novo mandato (2025-2027). A cerimônia aconteceu na sede administrativa da DPCE, em Fortaleza, e reuniu representantes de todos os órgãos do sistema de justiça cearense, de diversas instituições do estado, de movimentos sociais e do governador Elmano de Freitas, que classificou a recondução da gestora como a consolidação de um importante trabalho feito nos últimos anos:
“É um trabalho muito importante de consolidação da Defensoria. De interiorização da Defensoria. Do aumento da capacidade do nosso povo mais humilde de ter acesso à justiça. O compromisso pessoal que ela tem, que toda a equipe da Defensoria tem, com o povo mais humilde do Ceará, acessando a Defensoria, o sistema de justiça, e o que é muito importante, acessando seus direitos. Eu saio daqui tranquilo de que nós teremos muitas parcerias em prol do povo cearense”.
A defensora geral entrou de mãos dadas com os filhos Davi e Luís e se emocionou ao lembrar do percurso da primeira gestão. Davi, o mais velho, permaneceu abraçado da mãe, parte do discurso. “Viver nem sempre é suave. Às vezes, é ser obrigada a encarar tempestades que não escolhemos. Nos últimos dois anos, atravessei dores que não cabem em discursos. A vida desarrumou a casa, desmontou certezas, deslocou afetos, expôs rachaduras e me impôs crescer no exato ponto em que tudo parecia cair. E Guimarães Rosa já ensinou: ‘quem elegeu a busca não pode recusar a travessia’. E posso assegurar que não recusei atravessar. Falo hoje do centro dessa travessia e do que ela me ensinou, do que transformou em mim. Da maturidade e da força que encontramos para caminhar”, narrou arrancando as lágrimas da plateia.
Sâmia fez um balanço do primeiro mandato, nos quais implementou novos projetos, no qual destacou o Defensoras Populares, ganhador do Innovare, empossou 25 novos(as) defensores(as) e promoveu outros 73, além de ter aberto novas sedes em Caucaia, Ipu, Horizonte, Itapipoca, Massapê e Icapuí e instalado as duas primeiras sedes das Defensorias Verdes em Trairi e Beberibe. A próxima será em São Gonçalo do Amarante, no próximo mês.
Ela afirmou ser necessário expandir ainda mais os serviços da Defensoria para aproximá-la das pessoas que mais precisam. “Consolido hoje a convicção de que uma Defensoria forte sempre nasce com base em estruturas sólidas, mas só cresce se for nutrida pela coragem. A travessia que vivi até aqui me ensinou que nenhuma instituição avança apenas com técnica. Ela avança quando encontra sentido. E o sentido da Defensoria está nas pessoas”, discursou.
Ao destacar que pela primeira vez a DPCE superou os dois milhões de atuações antes do início de dezembro, como ocorreu este ano, Sâmia pontuou que a Defensoria precisa ser cada vez mais forte, mais humana e mais comprometida com o combate às desigualdades sociais. “Em um país ainda marcado pela desigualdade, pela fome, pela violência e pela exclusão, não há neutralidade possível para quem escolhe defender direitos. Justiça é atitude cotidiana, que se aprende em casa e precisa ser cultivada e honrada. Porque o direito não se esgota na sentença. Ele se pereniza no acompanhamento, na orientação e na permanência institucional”, acrescentou.
Presidenta do Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege), Luziane Castro classificou Sâmia como “uma liderança que não se acomoda, acredita na força do diálogo e na beleza das coisas coletivas”. “Ela tem na empatia uma diretriz da sua gestão e na inovação uma marca institucional. É uma mulher que representa o melhor da Defensoria, uma liderança sem medo de sonhar alto, mas que sabe que os grandes sonhos se constroem com os pés firmes na realidade. Porque o verdadeiro sentido da vitória institucional está em cada pessoa atendida, em cada direito garantido, em cada vida transformada. E uma Defensoria viva é aquela que escuta, acolhe, propõe e transforma. Quando a Defensoria Pública avança, o Ceará inteiro avança”.
Estiveram ainda presentes à solenidade, além dos conselheiros do Egrégio Consup, o presidente do TJCE, Heráclito Vieira, o procurador geral de justiça do Ceará, Harley de Carvalho, a presidenta da OAB Secção Ceará, Cristiane Leitão, o chefe da DPU Ceará, Carlos Eduardo Paz, os defensores gerais dos Estados do Amazonas, Rafael Barbosa e Rio Grande do Norte, Clístenes Gadelha, o presidente do TCE- Ceará, Rholden Botelho, a presidente do TRT, Fernanda Maria Uchoa, a presidenta da Adepc, Kelviane Barros.















































































































































































