Segundo Grau ganha sede reformada e ampliada, com 15 novos gabinetes: “que a Defensoria sempre cresça”
Defensoras e defensores que atuam no Segundo Grau, em Fortaleza, contam agora com 36 gabinetes para atendimento ao público. Localizado no Centro Administrativo do Cambeba, o espaço foi reformado e ampliado em 287 metros quadrados. Ganhou 15 novas salas, onde antes funcionava o escritório do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). A inauguração aconteceu nesta quarta-feira (18/5).
“Nós sabemos que essas paredes contam histórias de muitas pessoas e de muitos projetos. Esse é um momento de alegria! E eu estou extremamente alegre porque nosso desejo é de que a Defensoria sempre cresça e tenha novos ares, mas sempre pensando nos assistidos. Porque sem assistido não tem Defensoria. Damos hoje um passo a mais na história da instituição, mas daremos muitos outros. Isso aqui é fruto de muitas mãos”, afirmou a defensora geral Elizabeth Chagas, cuja articulação para viabilizar o espaço para o Segundo Grau foi enaltecida pelo titular da Secretaria Estadual do Planejamento e Gestão (Seplag) do Governo do Ceará, Ronaldo Borges.
Ele revelou que diversas instituições manifestaram à pasta, detentora do imóvel, interesse em ocupar o prédio. E que a destinação do espaço à Defensoria Pública Geral do Estado (DPCE) deu-se pelo diálogo com a Seplag e por conta de o ideal que move a Defensoria ser similar à razão de existir do Unicef: a redução de desigualdades. “Desde que a Beth assumiu, em 2019, que ela vem lutando por melhorias para a Defensoria. É uma incansável! E esse é um excelente espaço que estamos melhorando cada vez mais para todos que aqui passarem”, pontuou o secretário.
Supervisor das Defensorias do Segundo Grau, o defensor público Cléber de Oliveira afirmou que “sempre foi uma vontade nossa ter um espaço mais privado para os atendimentos”. A partir de agora, com a reforma e ampliação do Núcleo, de acordo com ele, assistidos e assistidas serão acolhidos com mais conforto e a privacidade que o trato dos processos merece. “É mais uma conquista, mais um avanço, que favorece tanto o nosso trabalho quanto a vinda das pessoas até aqui”, afirmou.
Rui Aguiar, chefe do escritório do Unicef em Fortaleza, enalteceu a função social exercida pela Defensoria em prol das populações mais vulneráveis do Ceará. “Por isso, no processo da nossa saída para a entrada de uma nova instituição, a nossa fala sempre foi a de que teria que ser a Defensoria. Porque esse prédio testemunhou muita coisa e muitos desafios superados com o apoio da Defensoria. Então, essa não é uma simples mudança do azul do Unicef para o verde da Defensoria. É um vínculo. E a gente não quer sair da vida de vocês. Vamos continuar atuando juntos”, declarou.
Para ver galeria de imagens da solenidade, clique aqui.

