Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Sessão Solene no Senado e na Câmara Federal acontece nesta segunda-feira (19), Dia da Defensoria

Sessão Solene no Senado e na Câmara Federal acontece nesta segunda-feira (19), Dia da Defensoria

Publicado em
TEXTO E FOTO: BIANCA FELIPPSEN

Os representantes da Defensoria Pública de todos os estados da federação e União acompanharam as sessões solenes que referenciaram a instituição, na manhã de segunda-feira, 19 de maio, no Plenário do Senado Federal e Câmara Federal.

A defensora geral do Ceará, Sâmia Farias, o subdefensor Leandro Bessa, os supervisores e defensores de segundo grau atuantes nos tribunais superiores, Mônica Barroso e Leonardo Antônio, e a presidenta da Associação das Defensoras e Defensores do Ceará, Kelviane Barros, acompanharam o momento.

As sessões abrem a comemoração da data por todo o País, instituído pela Lei 10.448, de 2002, em memória do falecimento de Santo Ivo, padre francês do século 13 que é o patrono dos advogados na religião católica.

No Senado, presidida pelo senador Jorge Kajuru (PSB-GO), teve mesa com os presidentes do Condege, Oleno Marques; defensor geral da União, Leonardo Magalhães, a presidentes da Anadep, Fernanda Fernandes e da Anadef, Luciana Bregolin; além do senador Izalsi Lucas (PL-DF) e deputado federal Stélio Denner (REP-RR). A Sessão ainda teve a presença da secretária nacional de acesso à Justiça, Sheila de Carvalho.

“A data intensifica a discussão acerca da importância de expandir e valorizar a Defensoria Pública, assegurando que sua atuação se torne cada vez mais efetiva e abrangente em todas as regiões do país”, justificou o senador Kajuru.

O presidente do Condege lembrou que não há dignidade, onde há injustiça e trouxe dados sobre a necessidade de expansão da Defensoria, em número de membros, estrutura e orçamento pelas comarcas.

Na Câmara, a defensora geral Sâmia Farias fez um pronunciamento definindo a instituição. “Defensoria é um ato de coragem, acho que essa é uma fala que a gente tem que ter. Coragem de escutar, de ouvir a população mais vulnerabilizada do nosso país, coragem de estar onde ninguém está, coragem realmente de existir e de resistir e de reafirmar todos os dias que a Defensoria Pública é o modelo de acesso à justiça, gratuito, e que deve, sim, chegar à nossa população brasileira, à nossa população vulnerabilizada”, destacou no pronunciamento Sâmia Farias.

A defensora geral do Ceará destacou ainda a atuação de cada membro da instituição. “É uma honra ladear  ao lado de tantos defensores e defensoras tão aguerridos, que com tanta dificuldade que a gente enfrenta nos nossos estados e também na Defensoria Federal, realmente de se juntar e saber que cada dia estamos realizando o nosso papel, estamos transformando vidas. Viva a Defensoria Pública, obrigada a cada um dos defensores e defensoras públicas que estão fazendo esse papel, obrigada a todo o Parlamento, ao Poder Executivo, porque a Defensoria Pública não é um gasto, é um investimento direcionado exclusivamente a população que mais precisa, é levar direitos e, principalmente, esperança a quem não tem esperança”, complementou .