Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Sobral recebe nesta terça (22) audiência pública do Orçamento Participativo da Defensoria; participe

Sobral recebe nesta terça (22) audiência pública do Orçamento Participativo da Defensoria; participe

Publicado em

A Defensoria Pública Geral do Ceará (DPCE) promove nesta terça-feira (22/3) em Sobral, município da Região Norte do estado, audiência pública do Orçamento Participativo da instituição. Será a segunda atividade do tipo no ciclo deste ano do OP. A primeira aconteceu na última quinta-feira (17/3), em Limoeiro do Norte, no Vale do Jaguaribe.

Moradores e representantes de movimentos sociais do sertão sobralense, do Litoral Leste do Ceará e da Serra da Ibiapaba poderão participar da audiência, cujos focos principais são a discussão das demandas da Defensoria nessas regiões e a votação do que deve ser prioridade orçamentária na DPCE para o próximo ano.

Os participantes serão apresentados às 18 propostas coletadas na consulta pública, a primeira etapa do OP, e terão de escolher cinco a serem implementadas pela Defensoria em 2023. Há sugestões sobre ampliação das políticas afirmativas, aumento do número de defensores(as), fortalecimento da rede acolhe, criação de núcleos temáticos de combate ao racismo, interiorização de serviços etc.

“Ao fim das seis audiências públicas, nós vamos coletar todas as manifestações. O resultado da votação é um norte importante do caminho que a população quer que nós sigamos, mas isso não significa que as oito demais propostas não possam ser implementadas pela Defensoria”, detalha a assessora de Relações Institucionais da DPCE, defensora pública Lia Cordeiro Felismino.

O Orçamento Participativo da DPCE existe desde 2016. Este é, portanto, o sétimo ciclo seguido desse mecanismo de escuta da Defensoria para coletar da sociedade opiniões sobre quais rumos a instituição deve tomar. Qualquer pessoa pode participar do OP. Não é necessário ser ligado a nenhuma instituição. Basta ir à audiência pública, votar e, caso queira, fazer parte do debate sobre políticas públicas.

SERVIÇO
AUDIÊNCIAS PÚBLICAS DO OP
LITORAL LESTE E VALE DO JAGUARIBE
QUANDO: 17 de março, das 13 horas às 17 horas.
ONDE: Fafidam Limoeiro do Norte (avenida Dom Aureliano Matos, nº 2.058, no Centro, em Limoeiro do Norte).

SERTÃO DE SOBRAL, LITORAL NORTE E SERRA DA IBIAPABA
QUANDO: 22 de março, das 13 horas às 17 horas.
ONDE: Sede da Defensoria (avenida Monsenhor Aloísio Pinto, nº 1.200, no Dom Expedito, em Sobral).

CARIRI E CENTRO SUL
QUANDO: 7 de abril, das 13 horas às 17 horas.
ONDE: auditório da Universidade Regional do Cariri (rua Coronel Antônio Luiz, nº 1.161, no bairro do Pimenta, em Crato).

SERTÃO CENTRAL E SERTÃO DE CANINDÉ
QUANDO: 20 de abril, das 13 horas às 17 horas.
ONDE: Escola do Campo Filha da Luta Patativa do Assaré (assentamento Santana da Cal, no distrito de Bonito, em Canindé).

SERTÃO DOS INHAMUNS E SERTÃO DE CRATEÚS
QUANDO: 12 de maio, das 13 horas às 17 horas.
ONDE: Cáritas Diocesana de Crateús (rua Frei Vidal da Penha, nº 1.605, no São José, em Crateús).

GRANDE FORTALEZA, LITORAL LESTE E MACIÇO DE BATURITÉ
QUANDO: 28 de maio, das 13 horas às 17 horas.
ONDE: Centro Cultural do Bom Jardim (rua 3 corações, nº 400, no Bom Jardim, em Fortaleza)