Solenidade consolida Centro Integrado de Inteligência do Nordeste com sede no Ceará
Em solenidade realizada no Palácio da Abolição, nesta quinta-feira (15), ficou consolidado que o Centro Integrado de Inteligência e Controle para o Combate ao Crime Organizado do Brasil estará sediado no Ceará. Um termo de compromisso para este fim foi assinado entre diversos partícipes, entre eles o governador Camilo Santana, o ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, o governador do Piauí, Wellington Dias, o presidente do Congresso Nacional, senador Eunício Oliveira, a defensora geral do Estado do Ceará, Mariana Lobo, o desembargador presidente do Tribunal de Justiça do Ceará, Gladyson Pontes.
Para consolidação desta estrutura, que será responsável pelas atividades integradas de inteligência em todo o Nordeste, o governador Camilo Santana disponibilizou a estrutura física e devem ser aportados recursos da ordem de R$ 2milhões para equipamentos, conforme anunciou o ministro. Jungmann fez um longo discurso e explicou que serão cinco centro regionais de inteligência em todo o Brasil, com funcionamento a partir do segundo semestre deste ano. “Estarão aqui integrados, reunidos no Centro de Comando e Controle voltado para inteligência, para chegar ao comando do crime organizado, aos seus arsenais e seus recursos”, detalhou.
A solenidade contou ainda com a presença da vice-governadora Izolda Cela, do presidente da Assembleia Legislativa, Zezinho Albuquerque, do procurador geral de Justiça, Plácido Rios, do presidente da FIEC, Beto Studart, dos desembargadores Maria Nailde Pinheiro (TRE), Maria José Girão (TRT) e Edilberto Carlos Pontes (TCE), além de secretários e parlamentares estaduais e dirigentes de órgãos da segurança pública.