Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Trairi recebe a primeira sede Defensoria Verde

Trairi recebe a primeira sede Defensoria Verde

Publicado em
TEXTO: JULIANA BOMFIM
FOTOS: ZÉ ROSA

Com a inauguração da primeira Defensoria Verde, no município de Trairi, a Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPCE) deu início, na manhã desta terça-feira (30), a um processo de expansão que alia tecnologia, sustentabilidade, responsabilidade social e economicidade.

A solenidade contou com a presença do prefeito Gustavo Moreira, do vice-prefeito Gustavo Viana, de secretários, vereadores e dos juízes que atuam no município, André Veras e Cristiano Carvalho. Pela Defensoria, participaram a defensora pública geral, Sâmia Farias, o subdefensor público geral, Leandro Bessa, o secretário executivo, Samuel Marques, a coordenadora das Defensorias do Interior, Aline Pinho, a corregedora-geral Sandra Dond Ferreira e as assessoras Denise Castelo (Planejamento e Controle) e Camila Vieira (Projetos).

A nova sede, construída no formato de Espaços Multiusos de Rápida Instalação (EMRI), ocupa terreno de 300 m² cedido pela Prefeitura e dispõe de 138 m² de área construída, distribuídos entre recepção, copa, três banheiros (um acessível), três gabinetes, salas de atendimento, triagem, espera e mediação. O prédio também aproveita a luz natural e já conta com estrutura para instalação de painéis fotovoltaicos, que permitirão autossuficiência energética com fonte renovável.

Durante sua fala, a defensora pública geral, Sâmia Farias, destacou a política de interiorização da instituição e celebrou a primeira sede sustentável da Defensoria. “Foi aqui em Trairi que iniciei minha carreira como defensora, há 17 anos, e fico muito feliz em também iniciar, nesta cidade, o nosso projeto de expansão sustentável, o Defensoria Verde”, afirmou.

O projeto Defensoria Verde marca uma nova fase na atuação da instituição, com a ampliação do acesso à Justiça, aliada à preservação do meio ambiente e o uso responsável dos recursos públicos. A iniciativa vai além da construção de sedes sustentáveis e promove uma mudança de cultura dentro da Defensoria, incorporando medidas como a redução do consumo de energia, papel, água e a valorização de hábitos mais conscientes. 

O prefeito de Trairi, Gustavo Moreira, ressaltou a importância do momento: “A inauguração da Defensoria Pública em Trairi representa um marco para o município, garantindo acesso à justiça, cidadania e dignidade à população em um espaço adequado e comprometido com a defesa dos direitos fundamentais. Assim, vamos construir uma cidade mais justa, inclusiva e humanizada”.

A presidente da Associação de Defensoras e Defensores Públicos do Ceará (Adepec), Kelviane Barros, também celebrou o avanço: “Durante o projeto ‘Retratos da Defensoria’, em 2023, registramos as condições limitadas em que nossos colegas atuavam, em uma sala no Fórum. Hoje, inauguramos um prédio moderno, que representa um avanço na prestação do serviço”.

Confira os depoimentos dos defensores que atuam em Trairi

Jefferson Leite Dias: “Estamos muito felizes com esse novo espaço, que superou as nossas expectativas. A nova sede vai proporcionar melhores condições de trabalho para defensores e servidores e, sobretudo, um acolhimento mais digno à população. Essa estrutura possibilitará mais acesso à justiça e mais direitos para os cidadãos de Trairi”.

Rafael Pereira de Góis: “Precisávamos de um espaço maior, que correspondesse à demanda dos moradores de Trairi. Agora temos um prédio próprio, moderno, com salas adequadas para oferecer um atendimento mais confortável aos nossos assistidos”.