Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Um marco para a Defensoria: inaugurada a segunda maior sede da instituição no interior do Ceará

Um marco para a Defensoria: inaugurada a segunda maior sede da instituição no interior do Ceará

Publicado em
TEXTO: DEBORAH DUARTE
FOTO: ZEROSA FILHO

Na manhã desta terça-feira (26), a Defensoria Pública do Estado do Ceará inaugurou sua nova sede em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza. Antes, o atendimento era realizado em um espaço limitado, próximo ao Fórum da Cidade. Agora, com 1.290,46 metros quadrados, o prédio se torna o segundo maior da instituição no interior, atrás apenas da sede de Sobral, e foi projetado para oferecer acolhimento, conforto e acessibilidade ao público.

Mais de 100 pessoas participaram da solenidade de inauguração. Localizada na Avenida Presidente Getúlio Vargas, nº 384, próximo à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Caucaia, a nova sede marca um avanço estrutural e institucional no atendimento à comarca. Para viabilizar a mudança, as atividades no endereço anterior estavam suspensas, mas o atendimento ao público será retomado normalmente no novo espaço a partir desta quarta-feira (27).

“É um marco importante e uma conquista merecida para a população de Caucaia, reforçando nosso compromisso em oferecer mais estrutura e conforto para defensoras, defensores, colaboradores, estagiários e assessores. Mas lembramos que prédios e estruturas não se transformam sozinhos: quem transforma são as pessoas. Por isso, celebro cada defensora, cada defensor, cada servidor, estagiário e colaborador que dará vida a esta nova sede. É a dedicação de vocês que fará de cada sala desta casa um abrigo e um farol de cidadania”, destacou a defensora geral, Sâmia Farias.

Em sua fala, Sâmia destacou a pajé Raimunda Tapeba, retratada na fachada pelos artistas Davi Favela, Juan Carlos e Thiago Cauê, da Cufa Ceará, dando espaço para que a pajé fizesse a benção do lugar e a fala final do cerimonial, por ser “ a autoridade máxima daquele ambiente”. Pajé abençoou a nova sede com cânticos e destacou a importância da Defensoria para os povos indigenas.

A secretária de Direitos Humanos, Socorro França, representando o governador Elmano de Freitas, destacou também a emoção ao ver o mural grafitado pela Cufa Ceará na fachada do prédio. “Fiquei profundamente emocionada quando vi este mural, que traduz a dignidade das pessoas e o respeito à diversidade. Vivemos um momento em que precisamos valorizar o que somos e reconhecer o direito de cada um ser quem é. Esse prédio não nasceu de forma simples: os recursos são escassos, as dificuldades são muitas, mas mesmo assim a Defensoria conseguiu erguer uma estrutura grandiosa, capaz de acolher a população de Caucaia. Aqui, cada pessoa será recebida como sujeito de direitos, com espaço para expor seus problemas e encontrar caminhos de justiça. Este é, sem dúvida, um grande presente para a cidade”, afirmou.

A entrega do novo equipamento atende a uma demanda histórica da população de Caucaia, a segunda maior cidade do Estado em número de habitantes, e integra as ações da Defensoria Geral voltadas à expansão e modernização da rede de atendimento fora da capital.

A deputada Emília Pessoa destacou que por ser filha da terra, “a inauguração deste prédio representa muito para mim e para o povo de Caucaia. Muito mais do que estrutura física, representa dignidade todos os dias para a população. E a pajé aqui eternizada neste mural mostra como Caucaia ama seu povo”, disse.

O prefeito de Caucaia, Naumi Amorim, também participou da cerimônia e ressaltou: “Trata-se de um equipamento moderno e acolhedor, que chega para fortalecer o acesso à justiça e garantir mais dignidade no atendimento da nossa gente. Reafirmo o compromisso de somar, apoiar e ampliar esse trabalho tão essencial. Aos 18 defensores que atuam aqui e a toda a equipe da Defensoria, desejamos um excelente trabalho. Contem com o nosso empenho”.

O defensor público e supervisor do Núcleo de Caucaia, Adson Wariss Maia, compartilhou sua emoção com a conquista: “Atuo em Caucaia há 14 anos e tenho um carinho especial pelo município. Ver a concretização dessa sede é a realização de um sonho antigo. É fruto da dedicação de muitos colegas que já atuaram aqui, sempre buscando a transformação social da comarca. Essa nova estrutura representa melhores condições de trabalho para nós, mas, sobretudo, mais dignidade para a população de Caucaia. A Defensoria está de portas abertas para parcerias e para atender cada vez melhor a nossa comunidade.”

A inauguração da sede de Caucaia reafirma o compromisso da Defensoria Pública em ampliar sua presença no território cearense e garantir o pleno acesso à justiça no interior. O cronograma prevê ainda novas entregas em setembro, nas cidades de Maranguape, Beberibe, Trairi e São Gonçalo do Amarante.

 

“A antiga sede já estava muito pequena para o tamanho da Defensoria em Caucaia. Agora, com este novo prédio, podemos oferecer melhores condições de trabalho aos defensores e um espaço mais digno e acolhedor para a população vulnerável que necessita dos serviços da instituição.”

Alexandre Antônio de Freitas Menezes – defensor público

 

“Essa mudança já era necessária há muitos anos, pois a antiga sede não atendia mais às demandas do segundo maior município do Estado. Agora, a população passa a contar com uma estrutura que garante qualidade e eficiência no atendimento, além de oferecer mais espaço para defensores e colaboradores desempenharem melhor seu trabalho.”

Samantha Pinheiro Ferreira – defensora pública

 

“A nova sede da Defensoria Pública em Caucaia é a realização de um sonho acalentado há muitos anos. A antiga estrutura já não comportava as demandas que chegam diariamente ao nosso núcleo, e agora contamos com um espaço mais adequado, que garante melhores condições de trabalho aos defensores e possibilita um atendimento ainda mais eficiente e acolhedor aos assistidos.”

Antonio Alexandrino Reis Neto – defensor público 

 

Clique aqui e confira a galeria de imagens