
Van de Direitos vai até o Jangurussu levando atendimento para moradores do bairro
A oportunidade de tirar dúvidas e resolver questões jurídicas sem precisar sair dos arredores do seu bairro. Chegou a vez para os moradores do bairro Jangurussu receberem o projeto Acolher, nesta sexta-feira(02/06), iniciativa da Secretaria da Proteção Social (SPS), na qual a Defensoria Pública do Ceará (DPCE) é parceria.
A população foi atendida na Areninha Santa Filomena, onde a Van de Direitos, unidade móvel da DPCE, atendeu 46 pessoas. Nesta edição, as responsáveis pelos atendimentos foram as defensoras Jaqueline Torres e Camila Vieira.
As principais demandas atendidas estavam relacionadas a registro de nascimento, via de documentos e orientação processual cível e criminal, além da procura para ajuizar ação de alimentos e execução de alimentos.
Em todas as suas participações, a defensora Jaqueline Torres destaca o importante papel social que o projeto Acolher tem. “O Acolher garante o direito social de cada cidadão e aproxima a Defensoria Pública”, explicita. “A atuação da Defensoria Pública no projeto Acolher é essencial para a garantia dos direitos da população, principalmente, porque chega na população mais vulnerável que, muitas vezes, não tem condições de se dirigir aos núcleos da Defensoria por inúmeras razões. Assim, estreitar essa aproximação com a população, através de projetos como esse, nos possibilita levar o acesso à justiça onde eles estão”, afirma Jaqueline.
O projeto Acolher ocorre durante as sextas-feiras nos bairros mais carentes da cidade de Fortaleza e cidades do Ceará. Ele leva serviços gratuitos de cidadania, saúde, qualificação profissional e atendimento psicossocial e jurídico para a população que necessite de auxílio da Defensoria. O calendário com a próxima localidade a ser contemplada pela Van de Direitos no Projeto Acolher será divulgado em breve no Instagram da Defensoria (@defensoriaceara) e do Governo do Estado.