Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensores acompanham ato em favor da educação pública

Publicado em

IMG_9902

A Defensoria Pública do Estado do Ceará acompanhou, por meio do Grupo de Ações Integradas de Apoio aos Eventos Promovidos por Movimentos Sociais, do ato deste 30 de maio com intuito de garantir a integridade e o direito à livre manifestação. As defensoras públicas Elizabeth Chagas e Michele Camelo acompanharam toda o trajeto que teve início na Praça da Gentilândia e seguiu até a Reitoria da Universidade Federal do Ceará, localizada no bairro Benfica.

“A Defensoria Pública está aqui para garantir o livre direito à manifestação, de forma segura, principalmente. Estamos aqui para certificar que vocês possam reivindicar pelos seus direitos, lutar por eles, de forma pacífica. Estamos aqui para prestar orientações, caso vocês tenham alguma dúvida e permaneceremos aqui, com vocês, a tarde inteira”, reforçou no microfone a defensora Elizabeth Chagas.

Para a estudante do 2o ano do Ensino Médio, Eliane Ferreira, 17, “a manifestação é um espaço para mostrar que a juventude está acompanhando as mudanças que estão acontecendo e não está adormecida, mas atenta”. Estudante de escola pública, a jovem diz que pretende cursar Pedagogia e que sabe da necessidade das verbas para a educação. “Eu conheço as dificuldades do sistema público de educação, mas, ainda assim, não é com corte que iremos melhorar a situação”, afirma.

“O GT visa assegurar o direito de manifestação da sociedade civil. Nesta perspectiva, na data de hoje, vimos a quantidade de manifestantes e a importância de estarmos lá. A Defensoria Pública é a única instituição do Sistema de Justiça que conta com um grupo permanente para garantir que não ocorram violações de direitos e que pode ser acionada pelos movimentos sociais – independe de qual tema ou área – para estar presente nesses momentos”, diz Michele Camelo.

O Grupo de Ações Integradas de Apoio aos Eventos Promovidos por Movimentos Sociais é uma atuação em força tarefa dos defensores públicos que acompanham manifestações populares e orientam à população.