Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensores públicos, servidores e colaboradores participam de campanha de doação de medula óssea na sede da DPGE

Publicado em

Defensores, colaboradores, servidores participaram da campanha que estimula o cadastramento de medula óssea. A ação aconteceu durante toda a segunda-feira, 15, no auditório da DPGE e teve como objetivo aumentar o banco de dados do Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME).

O cadastro consiste em preenchimento de uma ficha com dados pessoais e posterior coleta de uma quantia mínima de sangue para registro. O sangue coletado no cadastramento é dividido por tipo e, caso o doador seja compatível, ele é convidado a comparecer ao Hemocentro e realizar novos exames para efetivar a doação. Entre os que estiveram presentes realizando o cadastro, estava a defensora pública Rozane Magalhães, que destacou que ser um doador é uma questão de solidariedade, além de ser gratificante ajudar ao próximo.

Saiba mais

A medula óssea é a matriz do sangue, nela estão às células tronco, as plaquetas e os glóbulos brancos e vermelhos. Pessoas com doenças que comprometem a produção de sangue pela medula e pacientes com algumas doenças congênitas necessitam da doação.

Em média, 25% das pessoas encontram doadores compatíveis entre familiares, quando isso não ocorre, há uma busca entre os doadores que estão no REDOME, neste caso, as chances de compatibilidade é de 1 para cada 100 mil pessoas.

Confira as fotos do cadastramento:

--- Sem Imagens ---