Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria inscreve candidatos para atuarem em programa de justiça restaurativa

Publicado em

Defensoria Pública garante translado de corpo

A Defensoria Pública do Estado do Ceará, por meio do Núcleo de Atendimento a Jovens e Adolescentes em Conflito com a Lei (Nuaja) e em parceria com o Instituto Terre des Hommes, divulga seleção para facilitadores para programa de Justiça Restaurativa e Construção da Paz. Serão ofertadas 15 vagas para o Curso de Formação de Facilitador, sendo ao final selecionados três facilitadores e 12 vagas para cadastro reserva. O curso terá uma carga horária total de 40 horas e será pre-requisito para a seleção dos facilitadores.

As inscrições serão realizadas junto a Escola Superior da Defensoria Pública do Ceará e os interessados devem encaminhar o formulário de inscrição para o endereço eletrônico justiçarestaurativa@defensoria.ce.def.br, no período de 5 a 9 de junho. O resultado final será disponibilizado no site da Defensoria Pública no dia 5 de setembro de 2017.

O objetivo da iniciativa é de assegurar aos adolescentes, às vítimas, aos familiares e à comunidade, práticas restaurativas que favoreçam meios de autocomposição de conflitos oriundos da prática de atos infracionais de natureza leve, contribuindo com a redução do índice de reincidência em infrações.

Durante o Curso de Formação os participantes terão contato com conhecimentos teóricos e práticos referentes à Justiça Restaurativa e aos procedimentos restaurativos no trabalho junto a adolescentes autores de atos infracionais. Ao final da formação, os participantes estarão aptos a realizar procedimentos baseados num enfoque restaurativo de prevenção à violência, com a participação de adolescentes envolvidos em atos infracionais, representantes da comunidade e, sempre que possível, com as vítimas.

Após seleção, o trabalho será realizado no Centro de Justiça Restaurativa (CRJ) do Núcleo de Atendimento a Jovens e Adolescentes em Conflito com a Lei – Nuaja e terá carga de 10 horas semanais. O objetivo é assegurar a adolescentes, vítimas, familiares e comunidade, no âmbito do atendimento da Defensoria Pública, práticas restaurativas, favorecendo-se meios de autocomposição de conflitos para atos infracionais de menor potencial ofensivo, contribuindo para a redução de reincidência de atos infracionais.

De acordo com a defensora pública Erica Regina Albuquerque Brilhante, que atua na 5ª Defensoria da Infância e Juventude, que vai coordenar o projeto, a proposta trará um olhar diferenciado. “É um projeto inovador para a Defensoria Pública Estadual, em que há uma proposta de resolução de conflito alternativa, onde há a valorização e participação direta da vítima ,do adolescente que praticou o ato infracional e da comunidade com o intuito de reestabelecer a relação e, principalmente, solucionar verdadeiramente o conflito apresentado, com a responsabilização do adolescente, com a reparação do dano, mas de uma forma que se tenha um resultado satisfatório tanto para a vítima, como para o adolescente como para a comunidade”.

Confira a seguir o Calendario de Atividades e o Formulário de Inscrição.

calendario de atividades

ficha de inscrição

Edital

corrigenda