Principal > Notícia > Ouvidoria recebe relatos de parentes de internos do sistema prisional

Ouvidoria recebe relatos de parentes de internos do sistema prisional

22 de abril de 2019

IMG_0892
Na tarde da última quarta-feira (17), cerca de 15 mulheres, mães e esposas de presos, estiveram reunidas no auditório Jesus Xavier de Brito, sede da Defensoria Pública, para uma roda de conversa com a ouvidora geral, Merilane Pires Coelho. As mulheres representavam cada uma das unidades prisionais localizadas na Região Metropolitana e pediram o momento de ausculta da instituição.  Entre as demandas, pedidos de atendimento, relatos de violações de direitos e a presença de mais defensores públicos em cidades do interior do Ceará.

A ouvidora deu início ao diálogo explicando o papel da Ouvidoria e a relação que era estabelecida com a comunidade. “A Ouvidoria é um canal de comunicação que atua como uma ponte, entre a população e a Defensoria Pública, formando um elo para que os assistidos possam ser ouvidos”. A ouvidora destacou ainda as demandas apresentadas pelas mulheres serão levadas aos defensores públicos e ao Conselho Superior da instituição.

Ivana Pereira, uma das participantes, descreveu o momento como um marco para a luta das mulheres presentes. “É importante saber que podemos contar com a Defensoria Pública e mais ainda que nossas solicitações podem ser ouvidas”. Ivana ressalta que já participou de diversos protestos e vê, por meio da Defensoria, mais uma maneira de continuar com a luta pelos direitos de todos maridos, filhos e parentes que estão em situação de encarceramento.

A Ouvidoria Geral Externa da Defensoria Pública do Estado do Ceará foi criada em 2010 pela Lei Complementar nº 91 de 2010 e tem objetivo de promover a democracia participativa e o controle social no âmbito da Instituição, assegurando o direito à população cearense de fiscalizar, elogiar, reclamar, sugerir e indicar as suas demandas e prioridades.

Saiba como acessar à Ouvidoria

Presencialmente: A Ouvidoria Geral da Defensoria Pública do Ceará funciona na Av. Pinto Bandeira, 1.111, Luciano Cavalcante, Fortaleza e atende de segunda à sexta-feira, das 8h às 15h30min, por ordem de chegada e respeitando o atendimento preferencial.

Por carta:  Devem ser endereçadas à Ouvidoria Externa da Defensoria Pública. Av. Pinto Bandeira, 1.111, Luciano Cavalcante

Por telefone: (85) 3278-7307

Pela internet: clicar no http://sou.cge.ce.gov.br/inicialPublico.seam

Por e-mail: ouvidoria@defensoria.ce.def.br

Espaço de diálogo entre a Defensoria e a sociedade civil