Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Sociedade civil participa de lançamento do Plantão da Defensoria Pública

Publicado em
A Defensoria Pública do Estado do Ceará recebeu nesta quarta-feira (05.04) a sociedade civil organizada para anunciar o início do plantão da instituição, que começa neste final de semana (08.04) para atender casos de urgência das áreas criminal, cível/saúde, infância e juventude.

A Defensora Pública Geral, Mariana Lobo, falou da felicidade de gerir a instituição em um momento tão importante.“Essa não é uma conquista da Defensoria Pública, é uma conquista fruto da luta e da mobilização da sociedade civil, eu tive a felicidade imensa de ser a Defensora Geral, estar aqui nesse momento. O orçamento participativo foi muito importante para a implementação do plantão, pois foi uma demanda muito pedida, assim como a criação do núcleo de defesa da mulher do Cariri. Nós tivemos esses dois grandes ganhos concretos”, falou a defensora pública que, também, explicou como foi feita a escolha dos defensores que atuarão no plantão, “os defensores que atuarão nos plantões realizaram inscrições, de modo que eles tenham alguma identificação na área em que vão atuar, nós faremos rodas de conversar para avaliar cada plantão”, disse Mariana Lobo.

O vigilante Ivan Rodrigues Sampaio, fundador do movimento Quanto vale uma vida, revela que lutou muito pela conquista do plantão, pois sofreu com a falta do mesmo quando mais precisou. “Esse plantão da Defensoria garante o acesso à justiça, principalmente na questão da saúde na qual passei, em que o cidadão tem seu ente querido condenado a morte, sem que ele possa conseguir uma liminar, então isso pra mim foi um pesadelo e hoje para a sociedade é um ganho. A sociedade agora pode contar com o apoio da Defensoria para conseguir liminar em caráter de urgência, paras que ninguém passe”, destacou o vigilante que falou do orgulho em fazer parte dessa luta. “Mesmo que eu morra hoje eu vou morrer feliz porque a sociedade vai ter um acesso à justiça, com a luta de um simples vigilante. Eu sou um defensor da Defensoria, porque a Defensoria representa vida”, pontuou Ivan Sampaio.

Na ocasião, também estiveram presentes os defensores públicos: Elizabeth Chagas, Michele Camelo, Ricardo Batista, Sandra de Moura Sá, a Ouvidora Geral Externa da Defensoria Pública Merilane Coelho, o advogado Miguel dos Santos, representando o Cedeca Ceará e o Escritório Frei Tito, a advogada Luana Marley, representando a RENAP.

O deputado estadual Renato Roseno, que esteve ao lado dos movimentos e da Defensoria Pública na luta pela a aprovação da Lei Complementar 171/2016 que instituiu, entre outros avanços, a criação do plantão fez questão de falar sobre a importância desse momento. “É uma conquista da sociedade civil, sobretudo dos movimentos, como o movimento ‘Quanto vale uma vida’ que desde de 2012 vem pleiteando, especialmente na saúde, o plantão da Defensoria Pública. Queremos que essa vitória seja muito comemorada, muito celebrada. Isso fortalece a Defensoria como uma instituição, de fato em prol da reparação de direitos, sobretudo daqueles aos quais o direito mais falta”, ressaltou o deputado.

O plantão da Defensoria destina-se às medidas de caráter urgente que venham a acontecer apenas durante o final de semana do plantão, nas esferas criminal, cível/saúde, infância e juventude.

 

Serviço
Plantão Defensoria Pública nos finais de semana
Local: Defensoria Criminal 1, localizada na sede do Fórum Clóvis Beviláqua (R. Des. Floriano Benevides Magalhães, 220)
Horário: das 12 às 18 horas.