
Pela primeira vez, Tianguá terá sede própria da Defensoria Pública do Ceará
Nesta quinta-feira (30), a Defensoria Pública do Estado Ceará (DPCE) inaugura mais uma sede da instituição no interior do Estado. Dessa vez, em Tianguá, Região da Ibiapaba, recebe pela primeira vez uma sede própria do órgão. O prédio possui 470 m2 e está localizado no centro da cidade, onde funcionava a Secretaria da Fazenda na cidade. A solenidade acontecerá a partir das 9h, com restrição de público, na nova sede da instituição, localizada na rua Poeta Lauro Menezes, e será transmitida ao vivo no instagram @defensoriaceara.
Durante muitos anos, o atendimento da Defensoria Pública acontecia no Fórum da cidade, também localizado no Centro. A mudança para uma sede própria, com mais conforto e melhor estruturada só foi possível após articulação com a Sefaz e seção pelo Governo do Ceará de alguns prédios no interior. Além de Tianguá, as cidades de Camocim e Quixeramobim também ganharam novas sedes para a Defensoria.
“Antes, atendíamos no fórum da comarca, com todas as dificuldades inerentes, notadamente no que diz respeito à falta estrutura administrativa e espaço físico, muito embora nossa administração sempre estivesse atenta ao problema. A nossa sede é um marco histórico para a população de Tianguá e também para toda a comunidade da serra da Ibiapaba que contará com toda uma nova e ampliada estrutura voltada ao público. A cidade de Tianguá, ao longo do tempo, sempre teve pelo menos um defensor público com atuação e o povo merecia essa nova estrutura”, destaca Oderman Medeiros, defensor público que atua na cidade.
Além do defensor público Oderman Medeiros, atuam na cidade a defensora pública Paloma Machado e o defensor público Rafael Pereira de Gois. Juntos, os três defensores públicos realizaram, de 1º de janeiro a 31 de agosto deste ano, 3.384 atuações.
O novo prédio conta com espaço para triagem, recepção, gabinetes individualizados para os defensores, sala de estagiários, sala de Mediação/Conciliação, copa/refeitório, sanitários feminino e masculino, além de espaço para arquivo de materiais. A sede fixa contribuirá para a ampliação da capacidade de atendimento das principais demandas, entre elas, estão: pensão alimentícia, divórcio, litígios referentes à posse e a propriedade de imóveis, demandas de saúde e consumeristas. a nova sede promoverá um real acolhimento ao assistido, maior conforto, melhor acesso pela localização privilegiada.
“A sede nova, fora das cercanias do fórum, nos traz mais autonomia e nos confere identidade. Por si só, isso já traz à reboque um incremento nas atividades defensoriais dado que a visão da população sobre a instituição muda completamente. Passa a ser um órgão de referência e de excelência nos que diz respeito aos mais variados assuntos jurídicos. Não podemos esquecer ainda que o nosso assistido terá mais conforto, atendimento individualizado e, principalmente humanizado”, complementa Oderman.
O defensor público Rafael Pereira Gois falou sobre a mudança do atendimento. “Antes a população era atendida dentro do fórum, não criando uma identidade entre o serviço da Defensoria Pública e o espaço físico em que eram atendidos. O serviço do Fórum também será otimizado uma vez que os atendimentos passarão ser feitos em maior quantidade na nova sede”, destaca Rafael.
De acordo com a defensora pública geral do Ceará, Elizabeth Chagas, a cidade é mais uma que está albergada na parceria realizada com a Secretaria de Fazenda na cessão de prédios públicos para instalação da Defensoria. “A inauguração em Tianguá é um marco para a nossa instituição, porque não tínhamos antes espaço próprio da Defensoria. Estávamos em uma sala do Fórum da cidade. E com a cessão gentilmente do Governo do Estado estamos mudando nossos núcleos do interior com intuito de melhor acomodar defensoras públicas, defensores públicos, colaboradores e assistidos, priorizando acessibilidade e o atendimento humanizado”, reforça.
Serviço
Inauguração da nova sede da Defensoria Pública em Tianguá
Data: quinta-feira, dia 30 de setembro
Horário: 9h
Local: Rua: Poeta Lauro Menezes, Centro – Tianguá
Atendimento
Devido a pandemia do novo coronavírus, os atendimentos da Defensoria Pública estão acontecendo preferencialmente de forma remota, pelos contatos:
E-mail: tiangua@defensoria.ce.def.br
Telefone: (88) 99703-8822 / (86) 99405-3255