Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Rede Acolhe inicia em novembro campanha “Você tem direitos. Você não está sozinha”

Rede Acolhe inicia em novembro campanha “Você tem direitos. Você não está sozinha”

Publicado em

A partir do início de novembro, começa a circular a campanha “Você tem direitos. Você não está sozinha”, criada pela Defensoria Pública Geral do Ceará (DPCE) para difundir as ações da Rede Acolhe e executada em parceria com o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV).

A campanha tem intuito de alcançar famílias que perderam entes por meio de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI’s) e ampliar o atendimento da Rede Acolhe, já que no processo de perda os familiares também tornam-se vítimas e são invisibilizados em sua ‘busca por justiça.’

Assessor da Rede Acolhe, o sociólogo Thiago de Holanda explica que “a violência letal é devastadora em um núcleo familiar, no tecido social. Se a família não for amparada e cuidada, os problemas se aprofundam. Precisamos falar com essas mulheres, mostrar que elas não estão sozinhas. A Defensoria pode acompanhar, acolher e estar junta nesse momento tão difícil, em que se aprofundam ameaças, violências e as vulnerabilidades. A gente trabalha na Rede Acolhe com o protocolo que identifica riscos e vulnerabilidades dessas famílias.”

Com o apoio do CICV, é possível viabilizar a disseminação da campanha pelas ruas de Fortaleza. Os anúncios ficarão expostos em ônibus que circulam nos bairros mais violentos da cidade. Além disso, serão instalados cartazes em 700 diferentes locais da capital cearense, estrategicamente definidos considerando os indicadores de segurança. “Agora estamos buscando dar visibilidade em massa à campanha. Mostrar nas instituições, nos bairros, nos ônibus, nos locais por onde esses familiares passam.”, acrescenta Thiago.

O lançamento da campanha ocorreu na última terça-feira (28), na sede da DPCE, em Fortaleza, e contou com a presença do chefe do escritório do CICV em Fortaleza, Eliott Wood. O Comitê Internacional é parceiro da Defensoria desde 2018, quando as duas instituições firmaram Termo de Cooperação.

Segundo estudo elaborado pela Rede Acolhe, a maior parte das vítimas de homicídio em Fortaleza é jovem, do sexo masculino, negro e morador da periferia. Indivíduos que muitas vezes eram arrimo de família e deixaram desamparadas mães e irmãs, o foco da campanha.

“Considerando a parceria do CICV com a Defensoria, desde a instalação do escritório do CICV em Fortaleza, em 2018, ressaltamos a importância da Rede Acolhe no atendimento de casos de vítimas de violência. ‘Você não está sozinha’ é a mensagem com a qual a Rede Acolhe está procurando preencher a lacuna de aproximação e atendimento aos casos de vítimas de violência no Estado. O CICV apoia este esforço e segue comprometido em apoiar os esforços que buscam solucionar essas problemáticas”, reforça Elliot Wood.

SERVIÇO
REDE ACOLHE
Contato: (85) 988955723 ou redeacolhe@defensoria.ce.def.br