Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

DPCE prestigia entrega da Medalha Dom Hélder Câmara ao professor César Barros Leal

DPCE prestigia entrega da Medalha Dom Hélder Câmara ao professor César Barros Leal

Publicado em

A defensora Mônica Barroso representou na noite da última sexta-feira (19/11) a Defensoria Pública Geral do Ceará (DPCE) em sessão solene da Câmara Municipal de Fortaleza. O evento marcou a entrega da Medalha dos Direitos Humanos Dom Hélder Câmara ao professor César Barros Leal.

Proposta pela vereadora Larissa Gaspar, a comenda foi aprovada por unanimidade pelo plenário daquela Casa Legislativa. “Essa medalha tem o nome de um dos homens mais dignos do século. É um desafio agora honrar essa homenagem. O destino me fez ser apresentado a dom Hélder em 1988 e jamais pensei em um dia receber uma comenda com seu nome. Ele sonhava em alcançar o infinito, onde os paralelos se encontram. Desistir não fazia parte de seu vocabulário”, frisou o homenageado.

Larissa Gaspar justificou a indicação do professor citando a produção de numerosos livros na área, a defesa e promoção que ele historicamente fez e faz dos direitos humanos, dentre outros importantes legados. “Defender os direitos humanos nos dias de hoje não é fácil, diante da realidade de tantas violações. Tive a oportunidade de estar mais próxima dele ao participar do curso que ele realiza de direitos humanos. É uma imersão no tema com pessoas de várias partes do mundo. Parabéns por esse grande evento que o senhor realiza”, disse a vereadora, ponderando que o Brasil é o país que mais ameaça e mata defensores dos direitos humanos.

Além de Mônica Barroso, compuseram a Mesa da sessão solene as seguintes autoridades: procurador do Estado, José Amauri Batista Gomes Filho; desembargador Durval Aires Filho, representando o Tribunal de Justiça do Estado do Ceará; presidente da Comissão Nacional dos Direitos Humanos na OAB-Ceará, Hélio Leitão; presidente da Associação Cearense de Tradutores Públicos, professor Gregório Oliveira; e Secretária de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos, Socorro França.

Nascido em 1950, César Barros Leal é procurador do Estado e professor aposentado da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Prevenção Criminal, é mestre, doutor e pós-doutor em Direito. É ainda pós-doutor em Estudos Latino-americanos e pós-doutor em Direitos Humanos.

 

Com informações da Câmara de Fortaleza.