Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Posse popular do novo ouvidor geral externo da Defensoria Pública acontece nesta terça (30)

Posse popular do novo ouvidor geral externo da Defensoria Pública acontece nesta terça (30)

Publicado em

A Defensoria Pública Geral do Estado do Ceará (DPCE) promove nesta terça-feira (30/11) a solenidade de posse popular do novo ouvidor geral externo da instituição, Francisco Alysson da Silva Frota. A cerimônia acontecerá no bairro Parque Santa Maria, na periferia de Fortaleza, a partir das 16 horas e será aberta ao público.

Alysson Frota foi eleito ouvidor geral externo da DPCE no dia 28 de julho, em votação ocorrida na sede da instituição, em Fortaleza, com a participação de representantes de movimentos sociais. Em 3 de setembro, foi empossado pelo Conselho Superior da instituição (Consup) e atua desde então. Será agora apresentado formalmente à sociedade civil, um rito da Defensoria para todos os membros e ocupantes de cargos de gestão como forma de estreitar ainda mais os laços com as comunidades.

“Esse momento da posse popular é muito simbólico porque é uma forma de a população tomar conhecimento de quem está chegando na Ouvidoria. Porque quem está nesse cargo é para servir à população mais vulnerável e a razão de a Defensoria existir é justamente a população mais vulnerável”, afirma o ouvidor.

Assessora de Relacionamento Institucional da DPCE, a defensora pública Lia Felismino enaltece a importância da Ouvidoria. “Por ser nosso elo direto com os movimentos sociais, a Ouvidoria é um órgão que precisa ser cada vez mais fortalecido para garantirmos aos nossos assistidos um local democrático e de controle social da Defensoria. Historicamente, a Ouvidoria tem cumprido um papel estratégico para a instituição porque é onde muitas vezes sentimos primeiro as necessidades do nosso público e por onde nos chegam diversas demandas. Isso deve ser preservado.”

MINIBIOGRAFIA

 

 

Francisco Alysson da Silva Frota é advogado pós-graduado em Direito Processual Civil pela Universidade de Fortaleza (Unifor), onde também cursa Mestrado em Direito Constitucional Público e integra grupos de estudos em Direito e Direito Administrativo e Tributário.

É professor, pesquisador e foi vice-presidente da Comissão do Terceiro Setor da Ordem dos Advogados do Brasil no Ceará (OAB-CE). Desenvolveu trabalho de assessoramento jurídico junto ao Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Qualificação Profissional (Idesq) e à Associação Santo Dias, contribuindo, assim, para que essas organizações atuem na garantida de direitos de crianças, adolescentes e jovens, nos bairros Ancuri e Jangurussu, ambos na periferia de Fortaleza.

 

POSSE POPULAR
QUANDO: 30 de novembro, a partir das 16 horas.
ONDE: rua Joceno Monteiro, nº 547, no bairro Parque Santa Maria, em Fortaleza.