Posse popular do novo ouvidor geral externo da Defensoria Pública acontece nesta terça (30)
A Defensoria Pública Geral do Estado do Ceará (DPCE) promove nesta terça-feira (30/11) a solenidade de posse popular do novo ouvidor geral externo da instituição, Francisco Alysson da Silva Frota. A cerimônia acontecerá no bairro Parque Santa Maria, na periferia de Fortaleza, a partir das 16 horas e será aberta ao público.
Alysson Frota foi eleito ouvidor geral externo da DPCE no dia 28 de julho, em votação ocorrida na sede da instituição, em Fortaleza, com a participação de representantes de movimentos sociais. Em 3 de setembro, foi empossado pelo Conselho Superior da instituição (Consup) e atua desde então. Será agora apresentado formalmente à sociedade civil, um rito da Defensoria para todos os membros e ocupantes de cargos de gestão como forma de estreitar ainda mais os laços com as comunidades.
“Esse momento da posse popular é muito simbólico porque é uma forma de a população tomar conhecimento de quem está chegando na Ouvidoria. Porque quem está nesse cargo é para servir à população mais vulnerável e a razão de a Defensoria existir é justamente a população mais vulnerável”, afirma o ouvidor.
Assessora de Relacionamento Institucional da DPCE, a defensora pública Lia Felismino enaltece a importância da Ouvidoria. “Por ser nosso elo direto com os movimentos sociais, a Ouvidoria é um órgão que precisa ser cada vez mais fortalecido para garantirmos aos nossos assistidos um local democrático e de controle social da Defensoria. Historicamente, a Ouvidoria tem cumprido um papel estratégico para a instituição porque é onde muitas vezes sentimos primeiro as necessidades do nosso público e por onde nos chegam diversas demandas. Isso deve ser preservado.”
MINIBIOGRAFIA

Francisco Alysson da Silva Frota é advogado pós-graduado em Direito Processual Civil pela Universidade de Fortaleza (Unifor), onde também cursa Mestrado em Direito Constitucional Público e integra grupos de estudos em Direito e Direito Administrativo e Tributário.
É professor, pesquisador e foi vice-presidente da Comissão do Terceiro Setor da Ordem dos Advogados do Brasil no Ceará (OAB-CE). Desenvolveu trabalho de assessoramento jurídico junto ao Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Qualificação Profissional (Idesq) e à Associação Santo Dias, contribuindo, assim, para que essas organizações atuem na garantida de direitos de crianças, adolescentes e jovens, nos bairros Ancuri e Jangurussu, ambos na periferia de Fortaleza.
POSSE POPULAR
QUANDO: 30 de novembro, a partir das 16 horas.
ONDE: rua Joceno Monteiro, nº 547, no bairro Parque Santa Maria, em Fortaleza.


