Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Cerca de 320 crianças e adolescentes em situação de acolhimento ganham noite da pizza

Cerca de 320 crianças e adolescentes em situação de acolhimento ganham noite da pizza

Publicado em

Mussarela, frango, portuguesa, margherita, chocolate, calabresa e muitos outros sabores. Uma noite recheada de muitas pizzas e diversão ocorreu na última terça-feira, 25 de janeiro, para mais de 320 crianças e adolescentes que se encontram em 21 unidades de acolhimento institucional. A ação ocorreu a partir das 17h30 e foi promovida pela Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPCE), em parceria com pizzarias de Fortaleza e Maranguape.

Para a defensora pública Ana Thallita de Siqueira Nóbrega, titular do Núcleo da Infância e Juventude (Nadij), o intuito não é somente comer pizza. “Além do alimento em si, o dia da pizza buscou proporcionar a essas crianças e adolescentes tão vulneráveis dos abrigos um momento diferenciado, com mais alegria e diversão. Foi uma noite de partilha, garantindo assim o direito ao lazer, conforme preconiza o ECA”, explica. 

Vale lembrar que a ação faz parte do projeto “Defensoria Amiga dos Abrigos”, que tem como objetivo promover diversas ações em instituições de acolhimento institucionais, permitindo a troca de experiências e convivência com o intuito de fomentar a socialização, o lazer, o acesso à cultura e a brincadeira. O encerramento das atividades escolares já está inserido no calendário de atividades do projeto, além do dia das crianças, campanha de natal e passeios realizados antes da pandemia de Covid-19. Por conta da pandemia, o calendário precisou se atualizar.

“Ano passado nós fizemos uma atividade com todos. Os meninos receberam lanche e cada um fez uma pequena apresentação, foi muito legal. Já nesse ano pensávamos que poderíamos voltar aos passeios, mas infelizmente ainda não deu. Mas o lado bom é que todos já estão recebendo a vacina”, conta a assistente social do Nadij, Roberta Costa. “Tivemos então essa ideia de fazer o dia da pizza. Pizza é uma coisa que eles amam, né? Com certeza isso já faz muita diferença. Apesar de não ser um passeio, eles sentem muito a atenção, o carinho, o cuidado  que nós temos com cada um, eles sempre agradecem muito”, acrescenta.

A Defensoria Pública do Estado do Ceará atua de forma judicial e extrajudicialmente, desde a orientação dos assistidos sobre os procedimentos de adoção, documentos e dúvidas, até a representação judicial, ou seja, representando os interesses de pretendentes à adoção nos processos de inscrição dos postulantes, eventualmente até com recursos. Além disso, a Defensoria representa a criança ou adolescente, assistindo-os a respeito de seus direitos e atuando quando ocorre a violação deles.

Serviço:

Núcleo de Atendimento da Defensoria Pública da Infância e da Juventude – (NADIJ)

WhatsApp: (85) 988955716

Telefone: (85) 3194-5093

E-mail: nadij@defensoria.ce.def.br

  • Ligação e WhatsApp de 08h às 17h. Atendimento somente por agendamento.