Sede da Defensoria Pública em Maracanaú passa por melhorias em infraestrutura de TI
A Defensoria Pública Geral do Estado do Ceará (DPCE) deu início, neste ano de 2022, ao reaparelhamento dos núcleos e órgãos de atuação da instituição. A comarca de Maracanaú foi uma das contempladas com a chegada de novos equipamentos e com melhoria na infraestrutura de Tecnologia da Informação que estão sendo implementadas.
Dentre os aperfeiçoamentos executados na sede de Maracanaú, o foco está nos pontos de rede e nos equipamentos digitais, com a instalação de novos computadores, substituição de monitores e a reparação de problemas estruturais, como internet e rede. Duas novas salas também foram instaladas para receber as defensoras das Varas de Família, que ficavam no Fórum da comarca. Os computadores também estão recebendo câmeras de vídeo e caixas de som, possibilitando a realização das audiências virtuais.
A defensora pública e supervisora de Maracanaú, Susana Pompeu Saraiva, com atuação na Vara de Família, reforça a importância do reaparelhamento para os atendimentos nesta sede. “Essa parte da informática fez muita diferença, principalmente, lá na triagem, onde foram trocados todos os computadores. Agora muitos dos aparelhos estão com duas telas, o que facilita demais nosso trabalho, além de reunir os nossos colaboradores também no mesmo local”.
Susana Pompeu complementa explicando que as mudanças também afetam os assistidos. “Em relação às duas Defensorias de Família, a diferença para os assistidos também foi muito grande, porque antes eles ficavam muito dependentes das regras do Fórum e não tinham uma recepção para esperar. Como a busca e o movimento são intensos, os assistidos, por vezes, ficavam do lado de fora do Fórum, na calçada. Agora eles têm a opção de ficar na recepção, com cadeira e ar condicionado. Então essas mudanças para os assistidos foi muito boa”.
Outras comarcas serão contempladas em breve, seguindo cronograma da Coordenadoria de Tecnologia da Informação (Cotin) da Defensoria Pública Geral do Estado do Ceará.
“Estamos acelerando as melhorias previstas no planejamento estratégico da DPGE. O(a)s colegas que tiverem demandas de melhoria de infraestrutura de T.I em seus órgãos de atuação devem enviar e-mail para a “central.servicos@defensoria.ce.def.br“, que procuraremos atendê-los da forma mais célere possível”, explica o defensor público Bruno Fiori, coordenador da Cotin.

