Inaugurada primeira sede da Defensoria em Coreaú
A Defensoria Pública Geral do Ceará (DPCE) inaugurou nessa quinta-feira (23/06) mais uma sede no interior do estado. Coreaú, na Região Norte, conta agora com um espaço adequado para receber a população. O prédio funciona no Centro da cidade, em frente à Igreja Matriz, uma região de fácil acesso.
Participaram da solenidade de inauguração a defensora geral Elizabeth Chagas, a coordenadora das Defensorias do Interior (CDI), Sheila Falconeri, o prefeito José Edézio Vaz de Souza, os defensores públicos Eduardo Almendra, Edilson Loyola Filho, David Gomes Pontes, Rafael Piaia e autoridades locais.
Elizabeth Chagas falou sobre os esforços desempenhados para levar a Defensoria a cada vez mais municípios. “Coreaú é mais uma cidade que vem sendo contemplada com os projetos que idealizamos para levar a Defensoria para o Estado do Ceará. Estamos também com um concurso em andamento e logo logo mais defensores públicos serão convocados para que a gente possa capilarizar ainda mais o atendimento. Com todo esse planejamento de ampliação, estamos vendo aumentar as nossas atuações e, sem dúvidas, parcerias como essa, onde o Poder Executivo Municipal dá esse apoio e reconhece a importância da Defensoria, auxiliam e vão proporcionar o acesso da população mais vulnerável à Justiça”, destacou a defensora geral.

O espaço foi cedido pela Prefeitura e tem o objetivo de auxiliar o trabalho de assistência jurídica, reforçando o acesso da população à rede de garantia de direitos. Rafael Piaia, defensor público na cidade, falou sobre a atuação da instituição. “A Defensoria Pública já está aqui na cidade atuando desde meados do mês de abril deste ano e o volume de trabalho tem aumentado gradativamente. As atuações estavam sendo realizadas no fórum de Coreaú e a expectativa com esse novo espaço é que a procura aumente, principalmente com a divulgação. Quero parabenizar o prefeito da cidade, que não mediu esforços para disponibilizar uma estrutura como essa. Estamos começando o trabalho e eu acho que esse trabalho com essa estrutura, com essa receptividade, acredito que tem muito a continuar e dar bons frutos. Nós estamos caminhando para a expansão da Defensoria. No primeiro mandato da Elizabeth, nós não tínhamos a Defensoria que temos hoje e eu quero parabenizar as autoridades que se mobilizaram para que tivesse defensor público aqui na comarca”, ressaltou.
O prefeito José Edézio Vaz de Souza destacou a importância da Defensoria. “Nós, da Prefeitura, estamos para ajudar, para contribuir, para que a gente veja a nossa cidade se desenvolver e que a gente leve igualdade para o povo, principalmente quem mais precisa. E essa é uma forma da gente contribuir diretamente com aquelas pessoas que precisam de um atendimento justo. Vamos continuar oferecendo o apoio necessário, com toda a Prefeitura à disposição para que a gente possa cada vez mais ampliar esse serviço, para que a gente possa ter uma cidade mais justa, uma cidade de todos”, destacou.
Estiveram presentes também na solenidade Humberlândia Mesquita de Assis, primeira dama e secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social; Ulysses Moura controlador do município; Paulo Cesar, secretário de Gestão e Finanças; Francisco Douglas Farias, secretario de Educação; Elisangela Mesquita de Assis, secretaria de Saúde; Hélio Costa, procurador do município; dentre outras autoridades locais.


















