Setor de Psicossocial registra mais de 13 mil atuações no semestre
Dar entrada no processo de adoção da sobrinha foi o motivo que levou a cozinheira Maria Eugênia, de 45 anos, a procurar a Defensoria Pública Geral do Estado do Ceará (DPCE). Ela é uma das assistidas atendidas pelo serviço de atendimento psicossocial da instituição que de janeiro a junho de 2022 registrou 13.692 atuações.
“A Pamella chegou na minha vida quando tinha apenas um mês de nascida. Ela é fruto de um relacionamento do meu irmão, mas ele não tinha certeza da paternidade. Assim que ela nasceu, a mãe deixou ela na minha casa e sumiu, sem deixar nenhum contato, o que dificultou fazermos o registro. Eu fiquei com muito medo de dar entrada em um processo de registro e perder a guarda. Quando a Pamella completou três anos, o meu irmão morreu. Meu medo de perder a guarda ficou ainda maior, pois eu ainda não tinha certeza se ela era filha do meu irmão ou não. Nós criamos um laço afetivo muito forte. Para mim, é como se ela fosse minha filha biológica,” relatou Maria.
Em fevereiro deste ano, após um procedimento cirúrgico de Pamella, Maria foi orientada por uma conselheira tutelar no hospital a dar entrada no processo de adoção. “Hoje, a Pamella tem 13 anos e quando ela foi fazer essa cirurgia, eu tinha muito medo de no hospital descobrirem a minha situação com ela. Foi aí que uma conselheira tutelar me orientou a procurar a Defensoria. E, certamente, foi a melhor coisa que fiz. Estamos dando entrada no processo de adoção e, independente do resultado do DNA, eu vou querer adotar a Pamella”, garante.
Ao chegar na DPCE, Maria Eugênia foi encaminhada para uma escuta qualificada com uma equipe de profissionais do setor de psicossocial, que acolhe pessoas que buscam a assistência jurídica da Defensoria para as mais diversas questões e trazem outras demandas que perpassam a seara jurídica. Para a cozinheira, o atendimento foi muito importante. “Esse acolhimento teve um papel fundamental na minha vida. Me ajudou a ficar mais tranquila em relação à adoção”, comentou.
A supervisora do serviço, a psicóloga Andreya Arruda Amendola, diz que os números de atendimentos do primeiro semestre deste ano representam um dado importante no cenário pós-pandemia. “Nossos atendimentos se dão na perspectiva de uma assistência integral para os nossos assistidos, uma vez que eles já chegam até a gente com um desgaste emocional muito grande envolvendo diversas questões. Os números do primeiro semestre são muito importantes, ainda mais nesse cenário de volta aos atendimentos presenciais depois de dois anos de pandemia. Com o atendimento presencial, conseguimos olhar olho no olho e oferecer uma melhor assistência”, avalia.
A equipe do psicossocial concentra atividades nos núcleos da Defensoria de Enfrentamento à Violência contra a Mulher (Nudem); Especializado em Execuções Penais (Nudep); do Idoso; de Defesa da Saúde (Nudesa); de Atendimento ao Jovem e Adolescente em Conflito com a Lei (Nuaja); de Defesa dos Direitos da Infância e da Juventude (Nadij) e Descentralizado do Mucuripe. Há ainda profissionais atuantes na Rede Acolhe e no Cariri.
PSICOSSOCIAL
NADIJ- (85) 3194-5093
NUDEP- (85) 3194-5079/ (85) 3194-5080
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NAPI- ( 85) 3194-5020

