Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria debate aspectos jurídicos do desaparecimento de pessoas em encontro promovido pelo CICV em Brasília

Defensoria debate aspectos jurídicos do desaparecimento de pessoas em encontro promovido pelo CICV em Brasília

Publicado em

A Defensoria Pública Geral do Ceará (DPCE) participou nesta sexta-feira (5/8) de reunião do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) em Brasília, onde debateu aspectos jurídicos dos impactos do desaparecimento de pessoas no Brasil. A instituição foi representada pela supervisora do Núcleo de Direitos Humanos e Ações Coletivas (NDHAC), defensora Mariana Lobo.

Com o tema “Resposta às necessidades das famílias de pessoas desaparecidas: aspectos jurídicos no sistema brasileiro”, o evento contou com a participação de integrantes da magistratura, Ministério Público e ministérios da Justiça, Trabalho e Mulher, Família e Direitos Humanos, e resultou na composição de grupos de trabalho.

Foram apresentados cinco painéis para discutir o desaparecimento na perspectiva legal e do ordenamento jurídico brasileiro, principalmente quando se fala de pessoas em situação de vulnerabilidade econômica acentuada. Também foi abordada a perspectiva de atendimento a familiares de pessoas desaparecidas.

Mariana Lobo comenta a importância do evento. “Nesse encontro, a Defensoria teve a possibilidade de aprender e discutir sobre a política, além de conhecer as iniciativas de outros órgãos, em outros estados. Foi debatida também a política nacional e a Defensoria do Ceará teve a oportunidade de trazer alguns aspectos da sua atuação enquanto Rede Acolhe, que trabalha na perspectiva da assistência a essas famílias que têm algum ente qualificado como desaparecido”, detalha a defensora.