Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensores Gerais participam de posse do novo presidente do TSE e firmam apoio irrestrito à democracia

Defensores Gerais participam de posse do novo presidente do TSE e firmam apoio irrestrito à democracia

Publicado em

Os defensores gerais dos Estados se reuniram na posse do ministro Alexandre de Moraes como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta terça-feira (16), em sessão solene. Na mesma ocasião, o ministro Ricardo Lewandowski foi empossado vice-presidente da Corte Eleitoral. Os dois ministros foram eleitos para os cargos no dia 14 de junho e serão responsáveis por conduzir as Eleições Gerais de 2022. Nos últimos seis meses, o TSE foi presidido pelo ministro Edson Fachin, que fez a transmissão do cargo.

A subdefensora do Ceará, Samia Farias representou a instituição e reiterou a importância do momento para a democracia brasileira. “Somos sabedores da importância do papel da Justiça Eleitoral na garantia do exercício da democracia no Brasil e neste momento, do nosso papel no enfrentamento e combate à desinformação e fake news. Assim, o Condege se reuniu para estar aqui presente à posse da nova presidência do TSE, a quem desejamos serenidade na sua missão. A Defensoria vem demonstrar seu apoio e respeito às instituições e ao Estado Democrático de Direito”, disse.

Em sua fala, o novo presidente do TSE, Alexandre de Moraes ressaltou a eficiência da Justiça Eleitoral, por fazer do Brasil o único em que as eleições ocorrem simultaneamente em todo o território, tendo o resultado proclamado no mesmo dia da votação. “Somos 156.454.11 eleitores aptos a votar. Somos uma das maiores democracias do mundo em termos de voto popular, estando entre as quatro maiores democracias do mundo”, salientou. Para ele, “somos a única democracia do mundo que apura e divulga os resultados eleitorais no mesmo dia, com agilidade, segurança, competência e transparência. Isso é motivo de orgulho nacional”, discursou e foi ovacionado pela plateia formada por 2000 autoridades dos Três Poderes.