Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Encontro reúne defensores e defensoras do Segundo Grau e dos Tribunais Superiores

Encontro reúne defensores e defensoras do Segundo Grau e dos Tribunais Superiores

Publicado em

Na manhã desta segunda-feira (22), a Defensoria Pública do Estado do Ceará, por meio da Escola Superior da instituição (ESDP), realizou o I Encontro de Defensores e Defensoras do Segundo Grau e dos Tribunais Superiores, na sede administrativa, em Fortaleza. A defensora pública geral, Elizabeth Chagas, conduziu a reunião que contou com a participação de mais de 30 membros da instituição. 

O encontro promoveu uma reflexão sobre a atuação institucional e promoveu o debate de  ideias para uma construção coletiva de atuações estratégicas nestas instâncias. “A adesão de cerca de 80% dos colegas de segundo grau nesta Plenária nos deixou muito satisfeitos, porque somos entusiastas dessa integração e dessa construção coletiva. Vamos juntos e juntas criar caminhos para melhorar ainda nossa atuação defensorial. A gestão da Defensoria está de portas abertas para novas ideias, com disposição para superar os desafios e para traçar rotas que tragam um resultado justo aos nossos assistidos”, destacou Elizabeth Chagas.  

Para a defensora pública Patrícia de Sá Leitão e Leão, que possui atuação nas cortes em Brasília, falou da importância do encontro. “Foi um momento rico, para que a gente possa construir a maior eficiência dos nossos recursos, identificar quais são as dificuldades que nós estamos tendo e criar estratégias para superar, aumentando o êxito dos nossos recursos e, consequentemente, das demandas dos nossos assistidos”, destacou Patrícia. 

Para a defensora pública de segundo grau Mônica Barroso, que atua na área cível nas cortes superiores, atuação estratégica é justamente a construção coletiva desta atuação. “Entendemos que precisamos ajustar o fluxo para buscar resultados ainda mais significativos para o nosso assistido”, afirmou. Assim, durante a reunião, ficou definido, a partir de setembro, o calendário de reuniões para aperfeiçoamento de uma atuação estratégica nas áreas cível e criminal.

Para a defensora pública diretora da Escola Superior da Defensoria, Ana Mônica Amorim, “o encontro foi muito rico, um momento de grande interação entre os defensores(as) públicos(as) dos tribunais superiores e do segundo Grau com  a gestão e a escola superior. Ouvimos os anseios, as demandas, com o intuito de promover uma atuação estratégica defensorial, voltada a conferir efetividade recursal”, destacou.