
Defensoria integra força-tarefa de serviços do projeto Acolher, em Caucaia
A Van de Direitos da Defensoria Pública do Estado do Ceará esteve hoje no bairro Padre Júlio Maria, em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza na força-tarefa de serviços do projeto Acolher, ação implementada em parceria com a Secretaria de Proteção Social do Estado, que acontece semanalmente, sempre às sextas-feiras.
Participaram da ação as defensoras públicas Ana Thallita Nóbrega, Jacqueline Torres e Renata Araújo, que prestaram os atendimentos jurídicos aos moradores do local. A defensora pública geral, Elizabeth Chagas, acompanhou toda a ação. “O projeto Acolher é uma política importante e uma parceria profícua com a SPS. É uma forma da gente chegar cada vez mais perto e participar da rotina das comunidades. Gostaria de ressaltar também que a Defensoria Pública está investindo em um equipamento, uma estrutura de carreta, que vai nos dar a possibilidade também de atender em diversas localidades, tanto em Fortaleza como no interior do estado”, destacou a defensora geral.
A governadora Izolda Cela e a secretária Onélia Santana acompanharam as atividades no local, onde também foi implantada uma unidade do Comando de Prevenção e Apoio às Comunidades (Copac).
A Van de Direitos é equipada com computadores, internet, gerador, balcão de atendimento, elevador para pessoas com limitações e/ou dificuldades de locomoção. Assim, a população pode contar com orientações e atendimento jurídico gratuito, prestado diretamente por defensores públicos.
A maioria dos atendimentos desta manhã foi relacionado a solicitação da segunda via da certidão de nascimento. “São pessoas que estão buscando o projeto Acolher para emitir a segunda via dos documentos pessoais. Essa também é uma das principais demandas dos núcleos de petição inicial. Então, estamos aqui para fazer cumprir a missão da Defensoria, que é levar assistência jurídica a quem mais precisa” , destacou a defensora pública Ana Thállita Nóbrega.