Defensoria Pública inaugura nova estrutura da Defensoria em Movimento
Uma estrutura completa que leva a Defensoria para a população cearense. Essa é a nova etapa da Defensoria em Movimento, inaugurada na manhã desta quinta-feira, dia 1 de setembro, no bairro Carlito Pamplona. O projeto visa realizar um atendimento integral e humanizado em todas as áreas de atuação da Defensoria, em escuta ativa nos territórios e com ações de educação em direitos.
Trata-se de um veículo tipo carreta com estrutura completa adaptada para atender pessoas com problemas de mobilidade ou deficiência física, escritórios climatizados, recepção para os assistidos, garantindo conforto no atendimento.

“Estamos entregando aqui uma nova estrutura para que a gente possa melhorar nossos atendimentos, isso não é só para a capital, mas também para o interior. A Defensoria não para, porque se preocupa com a nossa razão de existir, que é o povo. São para as pessoas com maior vulnerabilidade que vamos trabalhar, para melhorar e chegar cada vez mais próximo. É nessa Defensoria que a gente acredita e próxima de quem mais precisa, os nossos assistidos”, destacou Elizabeth Chagas durante a solenidade.
A governadora do Estado do Ceará, Izolda Cela, esteve presente na solenidade, participando da inauguração e acompanhando os atendimentos realizados pelos defensores e defensoras públicas. “Parabéns à defensora geral, Elizabeth Chagas, à subdefensora geral, Samia Farias, e a toda a equipe da Defensoria pela iniciativa. Vocês estão na linha de frente desse trabalho e quero dizer da minha admiração e da constatação que todos nós temos, da importância desse pilar, que é a Defensoria Pública, que compõe o sistema de justiça. Para além disso, vocês levam a expansão da Defensoria, na defesa dos direitos, na orientação da população, na proximidade com as situações que são mais diversas”, discursou a governadora do Estado do Ceará, Izolda Cela.
Além da governadora, o evento contou com a presença da Secretária de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos humanos (SPS), Onélia Santana, da presidenta do Tribunal de Justiça do Ceará, desembargadora Maria Nailde Pinheiro, do secretário executivo da Controladoria Geral de Disciplina, Vicente Alfeu Teixeira Mendes, do além de várias defensores e defensores que atenderam a população.
Ao todo, foram realizados 150 atendimentos. Dentre elas, estava a dona de casa Valdenice Sousa que buscou ajuda para dar entrada em uma ação para conseguir fraldas para o filho, que é autista. “É muito importante o caminhão hoje aqui na nossa comunidade, porque a gente não sabe onde lutar pelos nosso direito, não sabe onde recorrer. Com a Defensoria, nós podemos procurar pelos nossos direitos e a gente se sente mais acolhido. Espero que o projeto volte mais vezes para a nossa comunidade,” disse.
O comerciante José Wilson Teles Prudêncio, 53 anos, não conhecia os serviços da Defensoria Pública e ficou sabendo sobre o atendimento pelo jornal. “Eu não conhecia a Defensoria Pública, muito menos que atuava dentro das comunidades. Quando vi a possibilidade de resolver minha demanda, reuni a documentação e corri pra cá. Esse atendimento nos bairros facilita muito o nosso acesso. Agora, após 18 anos já separado, sem conseguir dar andamento ao meu divórcio, hoje é a esperança de finalizar essa etapa”, comemora.
A secretária de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos humanos (SPS), Onélia Santana, destacou a importância desse investimento. “É um investimento importante, porque é para cuidar das pessoas, dar condições para um melhor da população. As pessoas que procuram a Defensoria Pública são as que mais precisam, são aquelas que estão na extrema vulnerabilidade e muitas vezes, a gente precisa acolher ainda melhor. Acredito que essa ferramenta aqui vai ser muito importante para poder chegarmos mais próximo as pessoas. Esse é um trabalho que vai ter um grande impacto”, destacou Onélia.
Na ocasião, aconteceu a apresentação do Abadá Capoeira. Estiveram presentes também o corregedor geral da Defensoria, Carlos Alberto Mendonça, o ouvidor geral da DPCE, Alysson Frota; o coordenador do Escritório de Direitos Humanos e Assessoria Jurídica Popular Frei tito de Alencar, Miguel Rodrigues; o chefe do Escritório de Fortaleza do Comitê Internacional da Cruz Vermelha, Mario Gutilla; o defensor público Gustavo Gonçalves, vice-presidente da Adpec.
CLIQUE AQUI E CONFIRA TODAS AS IMAGENS


