Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria integra Projeto Acolher que leva serviços de cidadania em Maracanaú

Defensoria integra Projeto Acolher que leva serviços de cidadania em Maracanaú

Publicado em

Todas as sextas-feiras, a Defensoria Pública Geral do Estado do Ceará está em itinerância com o Projeto Acolher, voltado para pessoas em situação de extrema vulnerabilidade social, desenvolvido pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS). 

Nesta manhã (9/9), os defensores públicos Leonardo Fulgêncio e Carolina Chaib, com o suporte da Van dos Direitos, fizeram os atendimentos necessários à população em Maracanaú, Região Metropolitana de Fortaleza. 

A Van dos Direitos é equipada com computadores, internet, gerador, balcão de atendimento, elevador para pessoas com limitações e/ou dificuldades de locomoção. Assim, a população pode contar com orientações e atendimento jurídico gratuito, prestado diretamente por defensores públicos. Estiveram também presentes a defensora pública geral, Elizabeth Chagas, e  a assessora de Relacionamento Institucional, Lia Felismino. 

Dentre as pessoas atendidas nesta manhã, o autônomo João Batista da Silva buscou a Defensoria para receber a segunda via da sua certidão de nascimento. “Eu casei no Rio de Janeiro, mas já tem 16 anos que moro aqui e estou separado. Nós fizemos a separação tudo direitinho lá, mas não recebi a certidão atualizada do cartório e estou precisando desse documento. Me falaram que na Defensoria eu ia conseguir resolver e por isso vim buscar o atendimento. Ainda bem que foi a porta da minha casa”, conta o homem de 54 anos. 

 

A ação aconteceu na Praça do Maracanãzinho, situada na Rua H, em Maracanaú e contou com a parceria do Comando da Polícia Militar para a Prevenção e Apoio às Comunidades (Copac), que vai atuar, de forma proativa e preventiva em territórios vulneráveis do Estado. A governadora Izolda Cela e a secretária da SPS, Onélia Santana acompanharam as atividades no local.

“Essa é uma ação em que a Defensoria é parceira. Entendemos que a Copac, este batalhão de polícia nas comunidades,  inaugura uma visão pioneira sobre o conceito de prevenção, em contato mais próximo, buscando estabelecer relações e entender a realidade de cada local. A Defensoria Pública está aqui somando forças no Projeto Acolher e estamos aqui em Maracanaú também na nossa sede para atuação diária e efetiva com a população”, destacou Elizabeth Chagas.