Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria e Comitê Internacional da Cruz Vermelha reafirmam parceria em atenção às vítimas de violência

Defensoria e Comitê Internacional da Cruz Vermelha reafirmam parceria em atenção às vítimas de violência

Publicado em

Na manhã da última sexta-feira (10.09), a Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPCE) recebeu os integrantes do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) para compartilhar resultados de atuações em conjunto dentro do projeto Rede Acolhe e reafirmar a parceria entre as duas instituições.

O programa da DPCE dá assistência a familiares de vítimas e vítimas sobreviventes e familiares de crimes graves contra a pessoa e pessoas ameaçadas de morte.

A reunião aconteceu na sede da Rede Acolhe, em Fortaleza, para discutir casos acompanhados conjuntamente pelas duas instituições e para aprofundar um debate sobre o sistema de atenção às vítimas de violência. O sociólogo da Rede, Thiago de Holanda, participou da reunião e destacou que o CICV tem dado suporte técnico para aprofundar o trabalho e fortalecer a rede de atenção à vítima de violência. 

“Casos que vão desde processos dos deslocados forçados, casos de pessoas desaparecidas, casos de vítimas de violência institucional, que a gente tem feito tanto um acompanhamento como também uma discussão de incidência sobre esses casos junto a algumas instituições. Então, foi essa aproximação que a gente tem buscado e também para aprofundar um debate sobre um sistema de atenção às vítimas de violência”,  acrescenta Thiago de Holanda.

A parceria entre DPCE e CICV vem desde 2019 quando as instituições assinaram um termo de cooperação técnico institucional com o objetivo de prevenir e reduzir as consequências humanitárias relacionadas à violência urbana em Fortaleza, permitindo que a população de bairros mais vulneráveis tenha acesso à rede de garantia de direitos e os serviços públicos essenciais. O acordo é uma forma de fortalecer a presença de defensores públicos nas comunidades, além de demandar as estruturas de serviços essenciais que trabalham em áreas afetadas pela violência. 

A Defensoria Pública do Ceará é a primeira do País a formalizar o acordo com o Comitê Internacional da Cruz Vermelha, resultado de um trabalho que vem sendo realizado há mais de dois anos, quando as duas instituições passaram a atuar juntas na formação de colaboradores e defensores públicos que atuam em contextos de vulnerabilidades.