Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria Pública participa de solenidade de inauguração da terceira Casa da Mulher Cearense

Defensoria Pública participa de solenidade de inauguração da terceira Casa da Mulher Cearense

Publicado em

A defensora pública geral do Ceará, Elizabeth Chagas, a coordenadora das Defensorias do Interior, Sheila Falconeri, e o defensor público Júlio César Matias Lobo, compareceram, nesta quarta-feira (28/12), à solenidade de inauguração da terceira unidade da Casa da Mulher Cearense, realizada pela  governadora do Estado Izolda Cela.

Desta vez, Quixadá foi o município que ganhou o reforço para o fortalecimento da luta por igualdade de gênero e por políticas públicas de combate à violência doméstica. O novo equipamento homenageia Rosa da Fonseca – mulher aguerrida, natural da região, ex-vereadora de Fortaleza, professora e fundadora do movimento Crítica Radical – e atenderá mulheres de 18 municípios da localidade – Banabuiú, Choró, Quixadá, Quixeramobim, Deputado Irapuan Pinheiro, Ibaretama, Milhã, Mombaça, Pedra Branca, Piquet Carneiro, Senador Pompeu, Solonópole, Canindé, Caridade, Paramoti, Itatira, Madalena e Boa Viagem.

Durante a solenidade, a defensora pública geral, Elizabeth Chagas, destacou que o equipamento é uma grande conquista para o povo quixadaense. “É uma satisfação imensa estar em mais uma inauguração da Casa da Mulher Cearense, que chega para possibilitar realmente a transformação social e para fortalecer o entendimento de que a violência contra a mulher é uma grave ofensa aos direitos humanos. Entendemos que a violência doméstica é a mais grave de todas, pois afeta presentes e futuras gerações. Não é uma violência que acontece na rua, mas uma violência que você vai dormir com o seu agressor. É uma violência extremamente grave”, frisou a defensora pública geral.

A unidade oferece um ambiente estruturado, acolhedor e seguro à população local, com serviços especializados e integrados de diversos órgãos que prestam apoio para efetivação da proteção à mulher, sem que estas precisem se deslocar até a Capital. A Defensoria Pública compõe o projeto juntamente com o Tribunal de Justiça, Ministério Público, Delegacia de Defesa da Mulher, serviço Administrativo, Atendimento Psicossocial e Brinquedoteca, além de Autonomia Econômica.

A Defensoria Pública já integra outras duas unidades que atendem em Juazeiro do Norte e Sobral. A ampliação visa possibilitar que as vítimas denunciem as agressões vividas e encontrem um atendimento responsável e humanizado.

Durante a solenidade também estiveram presentes a secretária da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), Onélia Santana, o superintendente de Obras Públicas, Quintino Vieira, representando o prefeito Ricardo Silveira, a secretária do Desenvolvimento Social, Izaura Gomes, a vereadora Larissa Gaspar, os deputados estaduais Antônio Granja e Osmar Baquit, e outras autoridades.

 

Serviço

Inauguração da Casa da Mulher Cearense Professora Rosa da Fonseca

Pavimentação da Rodovia José Lopes Rodrigues / CE – 443

Local: Rua Luiz Barbosa da Silva esquina com Rua das Crianças – Bairro Planalto Renascer. Quixadá (CE)