
Defensoria Pública promove ação em educação em direitos em escola pública do Cariri
A Defensoria Pública do Ceará, participou nesta sexta, 03/03, da primeira edição do projeto “O Sistema de Justiça vai à Escola”. A iniciativa visa levar conhecimento sobre a atuação dos órgãos do Sistema de Justiça e promover a educação em direitos para alunos das escolas públicas estaduais de Juazeiro do Norte. Durante o encontro, o defensor público George Freitas Gregório da Silva participou como palestrante.
Na manhã, foram realizadas palestras, dinâmicas e interações com os estudantes da Escola de Ensino Médio Governador Adauto Bezerra (Av. Pres. Castelo Branco, s/n, bairro Santa Tereza, Juazeiro do Norte). As atividades aconteceram das 8h30 às 11h, no auditório da Escola.
O defensor público George Freitas Gregorio explica que as ações realizadas durante o projeto são parte de um programa do MPCE.“Foram apresentadas as atividades dos entes do sistema de justiça de maneira a quebrar o distanciamento entre as instituições de justiça e os adolescentes. Servindo também de parâmetro para eventual escolha de carreira e esclarecendo dúvidas e inquietações do dia a dia que têm reflexos jurídicos surgidos no momento do encontro”.
George Freitas fala sobre a tarefa de educar em diretos, compartilhando o serviço defensorial aos jovens. “Como defensor é um momento gratificante falar com adolescentes ávidos por conhecimento. Suas inquietações e dúvidas sobre a vida nos motivam a levar nossa atuação cada vez mais próxima da comunidade”, ressalta.
O encontro é uma realização do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) e da 3ª Promotoria de Justiça de Juazeiro do Norte (atuação na Defesa da Educação e Cidadania), com apoio da Escola Superior do Ministério Público (ESMP), do 1º Núcleo Regional da Escola Superior do MPCE (Unidade Juazeiro do Norte), da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (CREDE 19) e da Escola Governador Adauto Bezerra.