Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria prestigia programação do Dia Internacional da Mulher na Casa da Mulher Brasileira

Defensoria prestigia programação do Dia Internacional da Mulher na Casa da Mulher Brasileira

Publicado em

Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta quarta-feira (8/3), a Casa da Mulher Brasileira promoveu uma manhã de atividades voltadas para o público feminino. Representando a Defensoria Pública do Ceará (DPCE), as defensoras titulares do Núcleo de Enfrentamento à Violência contra a Mulher (Nudem), Anna Kelly Nantua e Noêmia Landim, participaram das atividades.

A programação contou com apresentação cultural do Instituto Katiana Pena (IKP) e duas mesas de debates com os temas “Lei Maria da Penha: desafios à implementação no cotidiano” e “Violência de Gênero nas redes sociais”. O evento contou com a participação on-line de Maria da Penha.

“É muito importante a presença da Defensoria em eventos como esse , pois a gente pode perceber a integração entre os órgãos que compõem a Casa da Mulher Brasileira para que eles fiquem cada vez mais fortalecidos e integrados uns aos outros, justamente para facilitar o acolhimento da mulher vítima de violência doméstica, além de facilitar a adoção de medidas cabíveis contra a violência. Esses encontros nos aproximam ainda mais e nos permitem a troca de ideias e experiências que facilitam esse trabalho de prevenção e de combate à violência doméstica”, avalia Anna Kelly Nantua.

A Casa da Mulher Brasileira é um equipamento que atua com rede de proteção e atendimento humanizado às mulheres que foram vítimas de violência. Ele foi construído e equipado pelo Governo Federal, a partir de iniciativa do Ministério dos Direitos Humanos (MDH), e é gerido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos.

A Defensoria Pública, por meio do Nudem, atende às mulheres vítimas de violência na CMB, que concentra também o atendimento da Delegacia de Defesa da Mulher, Ministério Público e Juizado Especial. Assim, o suporte prestado às mulheres em situação de violência doméstica é múltiplo e em acordo às necessidades de cada uma. O atendimento é 24 horas, todos os dias da semana.

O Nudem da Defensoria Pública atende também na Casa da Mulher Cearense, em Juazeiro do Norte, além da sede da DPCE em Crato. Em Sobral, o núcleo atende na Casa da Mulher Cearense, instalada em 2022.