Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Qual é a Dúvida? Defensoria promove live de tira-dúvidas sobre direitos do consumidor nesta quarta-feira (22/3)

Qual é a Dúvida? Defensoria promove live de tira-dúvidas sobre direitos do consumidor nesta quarta-feira (22/3)

Publicado em

Em meio a um mundo cada vez mais digital, onde é possível comprar o que precisa direto do celular e ser atendido por um robô inteligente, surge um novo alerta para os consumidores: os golpes digitais. Em alusão ao mês do consumidor, a Escola Superior da Defensoria Pública (ESDP) promove, na tarde desta quarta-feira (22/3), a primeira edição do “Qual é a Dúvida?”, o mais novo quadro de lives da Defensoria, voltado para tirar dúvidas e promover educação em direitos a população em geral.

Na sua estreia, o quadro esclarecerá sobre os direitos dos consumidores e debaterá formas para se proteger de fraudes e golpes dentro e fora do mundo virtual. Referência no tema, a entrevistada será a defensora pública Amélia Rocha, supervisora do Núcleo de Defesa do Consumidor (Nudecon) da DPCE. A live acontece ao vivo a partir das 16 horas no perfil oficial da Defensoria no Instagram (@defensoriaceara).

Horas antes da transmissão, os seguidores poderão deixar suas dúvidas através de uma caixa de perguntas que estará disponível nos stories do Instagram da Defensoria. Durante a live, o(a) defensor público(a) responderá às perguntas enviadas, simulando o atendimento defensorial dentro das redes sociais.

Para a defensora Amélia Rocha, este momento de interação com o público é muito salutar, pois a partir do debate público e da educação em direitos será possível combater todo e qualquer tipo de violação. “Muitas vezes as violações são tão naturalizadas, porque dá trabalho exercer direito. Dá trabalho mudar uma realidade, compreender um direito quando o desconhecimento faz com que práticas abusivas se perpetuem. Esse espaço que a DPCE está abrindo é super interessante, se valendo das redes sociais, da tecnologia para nos aproximarmos nessa perspectiva preventiva. Quanto mais perguntas, quanto mais participação, mais proveitoso será esse espaço”, afirma a defensora.

Educação em direitos
A defensora pública Ana Mônica Amorim, diretora da Escola Superior, explica que o quadro faz parte da agenda de educação em direitos da Defensoria Pública para “esclarecer as pessoas sobre seus direitos e a forma como efetivá-los e protegê-los”.

Além do direito do consumidor, o “Qual é a Dúvida?” trará mais assuntos de grande interesse ao público sempre na primeira quarta-feira de cada mês. “Nossa intenção é que a cada encontro, sejam debatidos vários assuntos diferentes. Ao longo das semanas, serão abordadas temáticas de Direito das Famílias, Direito à Saúde, Direito à Moradia, Direito Penal, colocando à disposição da sociedade mais um canal de informação e de educação em direitos”, adianta a defensora Ana Mônica Amorim, diretora da Escola Superior da DPCE.

Serviço
Live Qual é a Dúvida? – Consumidor
Tema: Direitos do consumidor e cuidados para não cair em golpes
Entrevistado(a): Amélia Rocha, defensora pública e supervisora do Nudecon da DPCE
Quando: 22 de março (amanhã), às 16 horas
Onde: Perfil da Defensoria no Instagram (para acessar, clique aqui).