Novo Núcleo Descentralizado do João XXIII realizou mais 100 atendimentos em dois dias de funcionamento
Com apenas dois dias da inauguração, o Núcleo Descentralizado da Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPCE), localizado no bairro João XXIII na capital cearense, já realizou mais de 100 atendimentos. O prédio foi reconstruído para dar mais conforto, modernidade e melhorar as suas instalações para atender os moradores do bairro.
Antes das reformas, o Núcleo já tinha um alto índice de demanda. De acordo com a supervisora, Manoella de Queiroz, a média de atendimento diários passava dos 60. Com as novas instalações, os atuais números estão dentro das expectativas da equipe. “O nosso atendimento no bairro já costumava ser semelhante a esse número, inclusive, temos o serviço de mediação comunitária que retornará em breve e trará ainda mais movimento ao nosso prédio. Como estamos localizados numa região muito populosa, a expectativa é ultrapassar os antigos dados”, pontua. O Núcleo do João XXIII foi o primeiro núcleo descentralizado da Defensoria e foi instalado em uma solicitação da própria comunidade.
Durante a reformulação do Núcleo, os atendimentos foram direcionados para a sede administrativa da DPCE, localizada no bairro Luciano Cavalcante, e o período alcançou a pandemia da COVID-19, quando a circulação na cidade ficou restrita. Tal mudança interferiu diretamente na procura dos moradores do bairro João XXIII pelo atendimento da defensoria. “Passamos alguns anos atendendo na sede da Defensoria. Os assistidos sempre lamentavam a distância e comentavam que, às vezes, o deslocamento era de quase uma hora de duração. No entanto, há muito tempo, a população aguardava por melhores instalações e esse retorno tem sido muito ressaltado”, lembra a supervisora.
“Quem conheceu as nossas antigas instalações comenta sobre a grande mudança. O nosso prédio antigo já não comportava a demanda e tinha estrutura muito precária. Agora, os assistidos podem aguardar confortavelmente sentados, dispomos de banheiros amplos, bebedouro e o nosso prédio está preparado para garantir a acessibilidade e, em breve, atender às demandas das lactantes. Todos comentam durante os atendimentos sobre o sentimento de felicidade que sentiram ao descobrir que a defensoria está de volta”, concluiu Manoella.
Serviço
Endereço: Rua Júlio Braga n° 1281, João XXIII
Horário de atendimento: 08h às 12h – 13h às 17h
Telefone (85) 9 8889-2140 (Somente mensagens) e (85) 3194-5090


