
Defensoria Pública participa de apresentação do Plano Plurianual (PPA) Participativo do Governo
A Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPCE) participou, na tarde desta terça-feira (06.6) do lançamento do Plano Plurianual (PPA) Participativo Estadual, que define as diretrizes, objetivos e metas da gestão pública. A solenidade aconteceu no Palácio da Abolição e teve a presença da ministra da Gestão e Inovação no Serviço Público, Esther Dweck; da senadora Augusta Brito; do governador Elmano de Freitas; da vice-governadora Jade Romero; da secretaria do Planejamento e Gestão, Sandra Machado; da defensora pública geral, Elizabeth Chagas, além de demais autoridades.
O plano é elaborado no primeiro ano de cada gestão e tem duração de quatro anos, a fim de garantir a continuidade dos projetos. O PPA 2024-2027 do Ceará está dividido em quatro eixos estratégicos que organizam as áreas de atuação e as prioridades da atual gestão: O Ceará que cuida, educa e valoriza as pessoas; O Ceará que inova, produz e trabalha; O Ceará que preserva, convive e zela pelo território; e O Ceará que participa, planeja e alcança resultados.
Serão realizados encontros nas 14 regiões de planejamento estaduais a fim de garantir a representatividade dos cidadãos cearenses. A apresentação do plano foi toda realizada pela secretária do Planejamento e Gestão, Sandra Machado.
A Defensoria Pública do Estado do Ceará se colocou à disposição do PPA, uma vez que a instituição tem experiência em ouvir a população com o Orçamento Participativo. “A importância do debate público de prioridades e de ideias é política pública da Defensoria transformada em lei. Conseguimos transformar o Orçamento Participativo em uma etapa anual, de escuta com a sociedade civil e movimentos sociais, para definir com foco no povo que mais precisa. A Defensoria está à disposição para contribuir no que for necessário”, destacou Elizabeth Chagas.