
Defensoria prestigia lançamento da segunda etapa do programa C-Jovem
A subdefensora geral do Ceará, Sâmia Farias, prestigiou nesta sexta-feira (23/6) o lançamento da segunda etapa do C-Jovem, iniciativa do Governo do Ceará cujo objetivo é capacitar jovens para o mercado de novas tecnologias. O evento contou com a presença do governador Elmano de Freitas e da ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos.
De acordo com o Executivo Estadual, 8.400 novas vagas serão ofertadas nesta nova fase do programa. O investimento é de R$ 34 milhões, oriundos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e captados pela Lei da Informática para a qualificação de formações em habilidades de formação em TIC, empreendedorismo e inovação, raciocínio lógico, comunicação e relacionamento interpessoal, e inglês para profissional de TIC.
“Esse é um recurso que vem para capacitar uma juventude que tem papel estratégico pra economia do nosso Estado e do país. Esses jovens cumprem o papel da transformação digital, no sentido mais literal da expressão. Por isso que esse é um programa tão importante: ele promove desenvolvimento econômico e social”, avalia Sâmia Farias.
Criado em 2022, o C-Jovem já capacitou mais de 11 mil estudantes de 174 Escolas Estaduais de Educação Profissional e de Tempo Integral em 73 municípios do Ceará. Segundo o Governo, a meta é chegar a 100 mil jovens em cinco anos. “Quando temos exemplos de jovens já inseridos no mercado de trabalho, através do C-Jovem, demonstramos a importância desse programa e o quanto o rumo [de parceria entre secretarias] está acertado”, afirmou o governador.
“Queremos preparar jovens para desenvolver soluções para a indústria e a transformação digital, o grande desafio contemporâneo. Cada investimento que realizamos nos programas de capacitação do MCTI e, agora, no C-Jovem é um esforço que fazemos para reduzir o déficit de 100 mil profissionais no setor de TICs, um número pode chegar a 500 mil até 2025 se não agirmos com assertividade”, acrescentou a ministra Luciana Santos.