Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria Pública do Ceará participa de I Seminário de Conciliação e Mediação na Defensoria Pública do Mato Grosso do Sul

Publicado em

IMG-20151113-WA0004[1]

As defensoras públicas Rozane Magalhães, supervisora do Núcleo de Soluções Extrajudiciais (Nusol), e Emanuela Vasconcelos Leite, coordenadora do Projeto “Laços de Família” desenvolvido na Defensoria Pública de Sobral, proferiram palestra no I Seminário de Conciliação e Mediação na Defensoria Pública do Mato Grosso do Sul. Os temas abordados no evento pelas defensoras foram: “A mediação de conflitos e o acesso à Justiça” e as “Principais técnicas para mediar conflitos”.

A defensora pública Emanuela Leite falou das principais técnicas para mediar conflitos, pontuando alguns casos concretos vivenciados na Defensoria Pública do Estado do Ceará. Além disso, a defensora apresentou as iniciativas extrajudiciais que são desenvolvidas no interior do Estado, principalmente o Projeto Laços de Família, em parceria com as Faculdades INTA.

A defensora pública Rosane Magalhães ressaltou a importância de trazer o modelo de solução pacífica dos conflitos. “A atuação da Defensoria deve estar voltada para o diálogo, a aproximação por meio dos métodos consensuais de resolução de conflitos. Antes do litígio é preciso buscar o diálogo”, comenta.

A Defensoria Pública é instrumento de fundamental importância para o efetivo acesso à Justiça, que hoje, deve-se dar, também, pelo fomento e uso dos meios adequados de solução extrajudicial de conflitos, como a mediação, a conciliação e a arbitragem. “A ideia do Seminário nasceu como uma necessidade de sensibilizar os profissionais participantes, compostos de Desembargadores, Juízes, Defensores Públicos, mediadores e assessores para a necessidade de apostar numa forma adequada de tratar os conflitos sem o acionamento do Poder Judiciário, garantindo celeridade e eficiência nas resoluções advindas por meio do protagonismo dos envolvidos no conflito”, destaca a defensora pública, Emanuela Vasconcelos.

Confira as fotos do evento:

--- Sem Imagens ---